Considere quatro pontos distintos coplanares. Das distâncias entre esses pontos, quatro delas valem a e duas delas valem b. O valor máximo da relação (b/a)² é:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Observe o sistema formado por um bloco de massa comprimindo uma mola de constante representado na figura abaixo.
Considere a mola como sem massa e o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície igual a µC
Qual deve ser a compressão X da mola para que o bloco deslize sem rolar sobre a superfície horizontal e pare no ponto distante 4x da posição de equilíbrio da mola?
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(BAHIANA) A corrida constitui uma importante atividade física com reflexos na saúde do indivíduo. Essa atividade envolve uma complexa coordenação entre vários órgãos e uma demanda energética extra.
A coordenação entre órgãos que ocorre durante o exercício físico envolve:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De acordo com as informações do texto e com base em seus conhecimentos, pode-se afirmar que todos viviam da mesma forma nos engenhos de açúcar?
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(IFSP) Um pesquisador tem à disposição quatro frascos com a mesma substância. No frasco I, há um quarto de litro dessa substância; no frasco II, há um quinto de litro dessa substância; no III, há um oitavo de litro dessa substância; e no frasco IV há um décimo de litro da substância. Se ele utilizar os dois frascos que mais contêm dessa substância, ele terá utilizado, ao todo:
- Química | 2.5 Oxirredução
(UNEO) O mundo não se pode dar ao luxo de abrir mão da mineração, que é um dos motores da economia global e que está na base do sistema industrial. Mas talvez possa ser possível fazê-la de uma forma mais eficiente. É nessa direção que caminham os esforços de cientistas que pretendem substituir os métodos tradicionais da atividade mineradora por outros, que se aproveitam do trabalho silencioso e invisível dos micro-organismos, particularmente bactérias em um processo de biomineração. Bactérias naturalmente encontradas junto a grandes depósitos de minérios de cobre, de níquel, e de ouro vêm sendo estudadas por cientistas, que buscam uma forma economicamente viável de extrair esses minerais da natureza, por meio de um processo conhecido como biolixiviação ou bio-hidrometalurgia. A grande vantagem, é que, na biomineração, a liberação do material de interesse não exige queima, como nos métodos tradicionais, o que elimina a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre. Os micro-organismos mineradores consomem substâncias conhecidas como sulfetos, e os convertem em ácido sulfúrico, que acaba tornando solúveis os minérios de interesse econômico.
Estes, por sua vez, são recuperados posteriormente, na forma sólida. Cerca de 20% do cobre produzido no mundo já é extraído por biomineração e boa parte dele vem do Chile, onde o processo está mais desenvolvido, graças ao trabalho de cientistas com a calcopirita, CuFeS2, o minério bruto de onde é extraído o cobre.
(BIOMINERAÇÂO..., 2012).
Considerando-se o processo de biomineração do cobre a partir de calcopirita, CuFeS2, por ação de micróbios mineradores 2 mencionados no texto, é correto afirmar: