Exame a Imagem
Monte Roraima
O Monte Roraima, localizado no Planalto Norte-Amazônico, é formado por relevos residuais interpenetrados pela depressão marginal norte-amazônica.
Essa configuração, de terrenos altos, como montes e serras, e de terrenos baixos, como a depressão, é explicada pela
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Carlos e João foram os dois melhores alunos do 8º ano de certa escola. As médias das notas finais de ambos foram as mesmas, porém a escola entregará um prêmio apenas a um deles. O diretor da escola colocou fichinhas numeradas de 1 a 20 em uma urna. Ganhará o prêmio aquele que tirar o maior número.
Qual é a probabilidade de Carlos ganhar o prêmio, sabendo-se que João, o primeiro a fazer o sorteio, tirou o número 6?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Analise o texto publicitário a seguir, para responder às questões 1,2 e 3.. Revista Veja, Ed. 2328, p. 89, 03 jul. 2013.
Enunciado:
Os verbos alugue, colecione, escreva e viaje estão flexionados no modo verbal imperativo afirmativo. Esse recurso é comum em textos publicitários, pois se trata de uma estratégia de
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El ocio de los jóvenes, ¿un riesgo?
Andrea Sánchez Mata
Son las ocho de la tarde, hora punta en el metro. En la parada de Avenida de América, uno de los televisores emite un boletín de noticias del Canal Metro. Muchos de los viajeros fijan su mirada, ya casi perdida después de un largo día, en el monitor. La vocecilla de los informativos comienza a locutar: “Más del 80 por ciento de los jóvenes madrileños entre 15 y 24 años dedican la mayor parte de su tiempo de ocio a salir de fiesta por la noche, según el informe «Ocio y riesgos de los jóvenes madrileños» realizado por la Fundación de Ayuda a la Drogadicción, la Obra Social Caja Madrid y el Instituto de Adicciones del Ayuntamiento de Madrid”.
Un par de señoras, de esas que cargan con bolsas y que han quedado para ir de compras, dicen: “Vamos, estos jóvenes de hoy en día, ya ni van al cine, ni al teatro, ni tan siquiera leen, como hacíamos nosotras, sólo les interesa emborracharse”, y miran de soslayo a un grupillo de jóvenes que tienen cerca. “Hombre claro, durante toda la semana tenemos clase, lo que nos apetece los fines es irnos fiesta, comenta un chaval de unos 18 años.
Continúa la noticia: “La investigación revela que casi el 70 por ciento de los encuestados se emborrachó al menos una vez en 2009. Un 45 por ciento fue en coche de un conductor bebido o drogado. Una tercera parte se peleó. Uno de los chicos dice: “Va, prefiero montar en el coche de alguien bebido que dejarme las pelas en un taxi, pasar frío en la calle o esperar a que abra el metro” Las señoras suspiran con un aire de indignación, “qué inconscientes”, apunta una de ellas.
Ya dentro del vagón una de las señoras dice: “Mi Vero, que ahora dice que quiere estudiar no sé que de teatro, yo ya ni la escucho, sólo dice tonterías”.
El día siguiente, la noticia en el periódico añade: “El estudio indaga sobre las creencias de los padres acerca del ocio de los jóvenes. La mayoría se alarma pero se resigna y acepta las consecuencias de la independencia de sus hijos y confía en que están bien educados y sean algo diferentes”. Buena suerte.
http://www.gazeta20.com/?p=3257 (fragmento)
Después de leer el texto, ¿por qué el título pregunta si el ocio de los jóvenes es un riesgo?
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Pedir ao grupo que recolha em seus acervos de fotografias pessoais, aquelas que mais
gostem de si mesmo , não importando a idade que apareça na foto.
- Trazer estas fotografias para a sala de aula.
- O professor deverá fazer fotocópias das mesmas e entregar para cada aluno.
- Explicar para os alunos que eles irão recortar e colar a foto xerocada sobre uma folha branca.
- A proposta para esta atividade será realizar interferências na foto, cortando elementos,
acrescentando desenhos e outras imagens retiradas de revistas, colorindo a fotocópia, ou
seja, alterando a imagem original e recriando sobre ela uma nova.
- Auxilie os alunos quando achar necessário
- Vai ser uma atividade muito legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5148
- Matemática | 10. Estatística
Nas últimas décadas, desencadeou-se uma discussão quanto ao papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e sobre as consequências que sua devastação poderá trazer para o clima do planeta. No gráfico a seguir, está representada, em quilômetros quadrados, a evolução da área que foi desmatada na floresta amazônica entre 1988 e 2007.
De acordo com os dados, o biênio em que ocorreu o maior desmatamento acumulado foi