No quadrilátero ABCD o valor de y - x é igual a:
Questões relacionadas
- Biologia
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou em setembro de 2011 a produção comercial no Brasil de um feijão geneticamente modificado desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A alteração genética no feijão impede que a planta contraia a doença conhecida como mosaico dourado, capaz de dizimar plantações inteiras.
Esta doença é causada por um vírus que promove danos em quase todas as regiões onde se cultiva feijão nas Américas. Este vírus é transmitido pela mosca branca (Bermisia tabaci) que, ao se alimentar das plantas, acaba transferindo o vírus. O principal método para o controle da mosca branca é o uso frequente de inseticidas nas lavouras. Contudo, poucos inseticidas têm se mostrado eficientes no controle da praga, elevando os custos de produção sem reduzir a taxa de transmissão do vírus. Para combater o vírus, os pesquisadores da Embrapa introduziram nas plantas de feijão um gene que é transcrito em um RNA de interferência, que possui a capacidade de promover a degradação de um mRNA viral específico. O mRNA viral, alvo da degradação, é responsável pela síntese de uma proteína necessária para que ocorra a multiplicação do vírus na célula vegetal (proteína Rep). Desta forma, o feijoeiro transgênico impede a multiplicação do vírus e evita a doença.
(Adaptado de http://www.ctnbio.gov.br/index.php/content/view/16501.html)
Com referência ao efeito esperado do feijoeiro geneticamente modificado sobre a população de mosca branca e ao controle da doença do mosaico dourado, afirma-se:
I. O feijoeiro transgênico está protegido do mosaico dourado, mesmo na presença da mosca branca.
II. A manipulação genética das plantas interfere na multiplicação da mosca branca.
III. A transmissão do vírus será reduzida devido à diminuição da população de moscas brancas hospedeiras.
IV. A ausência da produção da proteína Rep nas células do vegetal impede a proliferação viral no feijoeiro.
Estão corretas apenas as afirmativas
- História
Dentre as alternativas abaixo, assinale apenas a(s) correta(s).
I. O Faraó tinha a função de garantir a estabilidade política do Egito, controlando os efeitos do rio Nilo sobre a região.
II. Os Faraós dependiam de nobres mesopotâmicos para a definição das políticas de organização da população egípcia.
III. Pirâmides e Templos são aspectos da cultura material que dimensionam a importância dos Faraós na compreensão da História egípcia.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UEL) A ONU declarou 2009 o Ano Internacional da Astronomia pelos 400 anos do uso do telescópio nas investigações astronômicas por Galileu Galilei. Essas investigações desencadearam descobertas e, por sua vez, uma nova maneira de compreender os fenômenos naturais. Além de suas descobertas, Galileu também contribuiu para a posteridade ao desenvolver o método experimental e a concepção de uma nova ciência física.
Com base nas contribuições metodológicas de Galileu Galilei, é correto afirmar:
- Física | B. Força Magnética
(UPE) Uma barra uniforme, condutora, de massa m = 100 g e comprimento L = 0,50 m, foi posicionada entre duas superfícies rugosas. A barra permanece em repouso quando uma corrente elétrica i = 2,0 A atravessa na presença de um campo magnético de módulo B = 1,0 T, constante, que aponta para dentro do plano da figura.
Com base nessas informações, determine o módulo e o sentido da força de atrito resultante que atua na barra e o sentido.
- Física
Analise as afirmativas.
I. Calor Sensível é o calor trocado por um sistema e que provoca nesse sistema apenas variação de temperatura.
II. Calor latente é o calor trocado por um sistema e que provoca nesse sistema apenas uma mudança de estado físico.
III. A capacidade térmica de um corpo é a relação constante entre a quantidade de calor recebida e a correspondente variação de temperatura, sendo a equação matemática escrita na forma Q = mc(Tf-Ti).
IV. O calor latente de uma mudança de estado de uma substância pura, mede numericamente a quantidade de calor trocada por uma unidade de massa da substância durante aquela mudança de estado, enquanto sua temperatura permanece constante.
Assinale a alternativa correta.