Uma fita de papel retangular é dobrada conforme a figura a seguir.
O valor do ângulo α marcado na figura é:
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(PUCRS) A erva-mate (Ilex paraguaiensis) contém muitas substâncias orgânicas, as quais podem ter ação benéfica no organismo. As estruturas moleculares de algumas substâncias presentes nessa planta são mostradas a seguir:
Considerando essas estruturas, é correto afirmar que
- Química | 2.3 Termoquímica
A queima de nitrogênio produz o monóxido de nitrogênio, NO, e ocorre regularmente como uma reação lateral quando os hidrocarbonetos são queimados como combustíveis. Em altas temperaturas produzidas em um motor funcionando, parte do nitrogênio reage com o oxigênio para formar NO, como expressa a equação:
N2(g) + O2(g) -> 2NO(g) ∆Hº = - 180,5KJ.
Se um motor gera 15,7g de monóxido de nitrogênio durante um teste de laboratório, quanto de calor deve ser liberado nessa produção?
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Charles Richter e Beno Gutenberg desenvolveram a escala Richter, que mede a magnitude de um terremoto. Essa escala pode variar de 0 a 10, com possibilidades de valores maiores. O quadro mostra a escala de magnitude local (MS) de um terremoto que é utilizada para descrevê-lo.
Descrição
Magnitude local (MS)
(µm . Hz)
Pequeno
0 ≤ MS ≤ 3,9
Ligeiro
4,0 ≤ MS ≤ 4,9
Moderado
5,0 ≤ MS ≤ 5,9
Grande
6,0 ≤ MS ≤ 9,9
Extremo
MS ≥ 10,0
Para se calcular a magnitude local, usa-se a fórmula MS = 3,30 + log(A.f), em que A representa a amplitude máxima da onda registrada por um sismógrafo em micrômetro (µm) e f representa a frequência da onda, em hertz (Hz). Ocorreu um terremoto com amplitude máxima de 2.000 µm e frequência de 0,2 Hz.
Disponível em: http://cejarj.cecierj.edu.br. Acesso em: 1 fev. 2015(adaptado).
Utilize 0,3 como aproximação para log 2.
De acordo com os dados fornecidos, o terremoto ocorrido pode ser descrito como
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIFACS) O sepultamento de cadáveres gera fontes de poluição para o meio físico e, por isso, deve ser considerado como atividade causadora de impacto ambiental. No entanto, apesar da existência de alguns relatos em Berlim, na Alemanha, e em Paris, na França, na década de 70, apontando o posicionamento dos cemitérios em relação a fontes de água, como lençóis freáticos e nascentes, como uma das causas de epidemias de febre tifoide, esses locais nunca foram incluídos entre as fontes tradicionais de contaminação ambiental. [...] As pesquisas sobre esse tema são recentes e a Universidade de São Paulo realiza estudos sobre a contaminação nos cemitérios paulistas de Vila Nova, Cachoeirinha e Vila Formosa.
Em um cemitério de Santos, São Paulo, a água subterrânea próxima a sepultamentos recentes apresentava alta condutividade elétrica e íons de cloreto e nitrato. [...] Outro pesquisador brasileiro, da Universidade de São Judas Tadeu, em São Paulo, investigou a situação de 600 cemitérios do país (75% municipais e 25% particulares) e constatou que de 15% a 20% deles apresentam contaminação do subsolo pelo necrochorume, líquido viscoso, de cor castanho-acinzentada, com 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas desagradáveis e é formado quando os corpos se decompõem. (SILVA; MALAGUTTI FILHO. 2009, p. 24).
Um bloco com massa m em forma de paralelogramo reto se encontra parcialmente submerso na água pura, de massa específica igual a 1,0 g/cm³, em equilíbrio. Sabendo-se que o mesmo bloco, quando imerso na água contaminada, diminui de 20% o seu volume submerso, é correto afirmar que a densidade da água contaminada é igual, em kg/m³, a
- Física | 3.2 Dilatação
Com relação à dilatação dos sólidos e líquidos isotrópicos, analise as proposições a seguir e dê como resposta a soma dos números associados às afirmações corretas.
(01) Um recipiente com dilatação desprezível contém certa massa de água na temperatura de 1ºC, quando é, então, aquecido lentamente, sofrendo uma variação de temperatura de 6ºC. Nesse caso, o volume da água primeiro aumenta e depois diminui.
(02) Quando se aquece uma placa metálica que apresenta um orifício, verifica-se que, com a dilatação da placa, a área do orifício aumenta.
(03) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, este transborda um pouco. O volume de líquido transbordado mede a dilatação absoluta do líquido.
(04) O vidro pirex apresenta maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum porque tem menor coeficiente de dilatação térmica do que o vidro comum.
(05) Sob pressão normal, quando uma massa de água é aquecida de 0ºC até 100ºC sua densidade sempre aumenta.
(06) Ao se elevar a temperatura de um sistema constituído por três barras retas e idênticas de ferro interligadas de modo a formarem um triângulo isósceles, os ângulos internos desse triângulo não se alteram.