A disponibilidade de água no Brasil é elevada, se comparada à de outras regiões do mundo.
No entanto, quando se consideram o potencial hídrico no território e a distribuição da população brasileira por regiões, notam-se
Questões relacionadas
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Considerando as reações químicas apresentadas pelas equações da Coluna I, faça associação com os dados da Coluna II, de acordo com a classificação correta.
Coluna I
1. CaCO3 -> CaO + CO2
2. CO2 + H2O + NH3 -> NH4HCO3
3. NaCℓ + NH4HCO3 -> NaHCO3 + NH4Cℓ
4. Fe + 2HCℓ -> FeCℓ2 + H2
Coluna II
I. Reação de síntese
II. Reação de análise
III. Reação de deslocamento
IV. Reação de dupla troca
A sequência/relação correta é:
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Papel de seda – cores variadas
- Papel vegetal
- Pano úmido
PROCEDIMENTOS
- O professor vai dividir a sala em grupo de até 04 crianças.
- O professor vai pedir para as crianças para recortarem os papéis coloridos. As crianças
poderão definir as formas que serão recortadas.
- Depois de várias formas recortadas, o professor vai pedir para as crianças começarem a fazer
uma bela composição através da colagem, se inspirando nas obras de Henri Matisse. Ao fazer
suas próprias escolhas sobre cor e composição, as crianças estarão praticando suas habilidade
de pensamento crítico e aprendendo assumir riscos em um ambiente sem julgamento.
- Peça as crianças para explorar formas básicas e formas abstratas enquanto formam uma
imagem de forma criativa.
- Incentive as crianças a sobrepor formas de cores diferentes, criando novas cores.
- Explique para as crianças que ao usar o papel de seda, elas estão aprendendo sobre
transparência e como as cores podem se misturar e se sobrepor para criar novas cores.
- Instrua as crianças para não colocar muita cola no papel de seda senão ele poderá rasgar por
ser muito fino.
- Deixe as crianças trabalhando e criando a vontade.
- Se for preciso, deixe um pano úmido em cada grupo para as crianças limparem as mãos
quando ficarem muito sujas de cola.
- Auxilie as crianças durante todo o processo de criação, colagem e montagem da composição.
- Exponha os trabalhos.
Fonte: https://nurturestore.co.uk/easy-shapes-collage-art-math-activity
HENRI MATISSE: O GRANDE MESTRE DAS CORES
- Física | A. Escalar
Um automóvel que trafega ao longo de uma rodovia passa pelo marco de estrada 115 km às 19 h 15 min e pelo marco 263,5 km às 20 h 54 min. A velocidade escalar média desse automóvel, nesse intervalo de tempo, é:
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Sobre as lutas pela independência na América Hispânica, é correto afirmar que:
- Ciências - Fundamental | 12. Desenvolvimento e corpo humano
Analise o quadro A Família de Tarsila do Amaral, de 1925, e faça a questão.
Ao retratar a família, a autora do quadro apresentou pessoas em diferentes fases do desenvolvimento dos seres humanos.
Complete as frases escrevendo o que faz cada um dos personagens do quadro.
a) Vemos um bebê que está ___________________________ .
b) Vemos uma criança que está _____________________________ .
c) Vemos um adulto que está ________________________________