Uma lâmina de vidro com índice de refração n em forma de cunha é iluminada perpendicularmente por uma luz monocromática de comprimento de onda λ. Os raios refletidos pela superfícies superior e pela inferior apresentam uma série de franjas escuras com espaçamento e entre elas, sendo que a m-ésima encontra-se a uma distância x do vértice. Assinale o ângulo θ, em radianos, que as superfícies da cunha formam entre si.
Questões relacionadas
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Na década de 1990 foram descobertas, no genoma de aves e mamíferos, inúmeras sequências de DNA que tinham grande similaridade com os retrovírus infecciosos e por isso foram denominadas retrovírus endógenos (RVEs). Sabemos hoje que esses estranhos elementos constituem 8% do genoma humano.
(Fonte: Instituto Ciência Hoje – coluna Deriva Genética.)
Sobre os retrovírus endógenos, considere as seguintes afirmativas:
1. Retrovírus endógenos surgem a partir da evolução de genes mutantes do próprio organismo.
2. Para que esses elementos surjam, é necessária a presença, em algum momento do processo, da enzima transcriptase reversa.
3. Os retrovírus endógenos são encontrados no citoplasma das células infectadas.
4. A origem de retrovírus endógeno pode se dar a partir da infecção de organismos por vírus que possuem RNA como material genético.
Assinale a alternativa correta.
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Las farmacias de la provincia inician la campaña Farmasol para alertar de los riesgos de los rayos UVA
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
Em Minas Gerais, Pernambuco e outras partes do Brasil, as pessoas de origem mista, e até pessoas brancas casadas com elas, eram excluídas do governo municipal. das irmandades leigas, do clero, de certos comércios e profissões. A eleição de um certo homem para a Câmara de Cachoeira, na Bahia, foi contestada em 1748 porque “ele era um homem cuja qualidade de sangue ainda era desconhecida”, e isso a despeito do fato de que tinha diploma universitário.
SCHWARTZ, S. Gente da terra braziliense da nação. In: MOTA, C.G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).Depreende-se do texto que a configuração política da América portuguesa setecentista era marcada pelo(a)
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil O Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil é uma iniciativa do governo através do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a comunidade internacional. Tem como finalidade o desenvolvimento de estratégias inovadoras para promover, simultaneamente, a proteção e o uso da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, associadas a melhorias na qualidade de vida das populações locais.
Um dos objetivos do programa é demonstrar a viabilidade da harmonização dos objetivos ambientais e econômicos nas florestas tropicais.
A comparação entre os textos acima indica uma mudança na gestão do espaço amazônico.
A concepção que movia o governo brasileiro em relação à Amazônia na década de 1970 e a que serve de base para as ações propostas pelo atual Ministério do Meio Ambiente estão respectivamente apresentadas em:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O legado dos judeus
O que Fernando de Noronha, Roberto Burle Marx e Sílvio Santos têm em comum? Os três fazem parte do grande grupo de judeus que ajudou a formar a sociedade brasileira desde a época do descobrimento. Os primeiros chegaram aqui ainda no século XVI. Depois vieram outras levas, fugindo de perseguições, da pobreza e do nazismo. Para preservar as tradições e o legado desse povo que está no Brasil há mais de cinco séculos, será inaugurado em 2013 o Museu Judaico de São Paulo. Ele será o maior do gênero no país, com um acervo doado por mais de 500 famílias. Ele deve receber exposições de Nova York e Israel.
Revista de História da Biblioteca Nacional - 01/12/2010 http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/? go=detalhe&id=3423
O Brasil foi ocupado por imigrantes. Portugueses, africanos, alemães, suíços, italianos, espanhóis, sírios, libaneses, judeus, etc., como conquistadores, mão de obra forçada e atrás de sonhos, ajudaram a formar o que é o hoje o Brasil.
a) O texto refere-se a imigrantes judeus. Quais foram os motivos citados que os trouxeram para o Brasil?
b) Quais eram as expectativas dos brasileiros em relação aos imigrantes europeus?
c) Os imigrantes eram atraídos por propagandas feitas na Europa. Quando eles chegavam ao Brasil tinham uma grande decepção. Por quê?
d) O processo de imigração apresentou dois momentos distintos, o sistema de parceria e a imigração subsidiada. Explique um deles.