No gráfico, cada ponto corresponde à taxa de desemprego e à taxa de inflação de serviços para um determinado mês de um determinado ano entre 2003 e 2017.
Brasil: inflação de serviços e taxa de desemprego, 2003-2017
Considerando as características das variáveis e a dispersão dos dados analisados, o gráfico indica
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UEFS) Um trem, com velocidade constante de 40,0 km/h e 250,0 m de comprimento, ultrapassa um outro trem com 200,0 m de comprimento, que se movimenta em sentido contrário com velocidade de 50,0 km/h, constante.
Assim, de acordo com essa informação, o intervalo de tempo da ultrapassagem de um trem pelo outro, em segundos, é igual a
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Na análise de um terreno, um topógrafo verificou que, em uma das medições, o dado referente a um dos ângulos não havia sido informado na planilha correspondente. Com base nas medições anteriores, ele constatou que o valor do ângulo era o suplemento do dobro do complemento da terça parte de 120°.
Após efetuar os cálculos, o topógrafo encontrou o ângulo não informado, que é igual a
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Os liquens são associações simbióticas, geralmente mutualistas, entre algas e fungos. Como alguns desses organismos são muito sensíveis à poluição ambiental, os liquens têm sido usados como bioindicadores da qualidade do ar. Suponha que determinada área apresentava grande diversidade de liquens. Porém, após a instalação de uma indústria no local, que passou a emitir grande quantidade de poluentes atmosféricos, tenha-se observado o aumento da abundância de certos liquens, mas uma redução geral da diversidade dos liquens.
A queda da diversidade de liquens relatada acima:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UEPB) Nas angiospermas as estruturas relacionadas com a reprodução sexuada são as flores. Observe o esquema, onde se encontra representada urna flor, e identifique as estruturas numeradas; em seguida, estabeleça a relação entre o número indicado no esquema, nome da estrutura e a descrição da mesma.
A. Ovário.
B. Pétalas.
C. Estame.
D. Gineceu.
E. Antera.
I. Dilatação na ponta do filete onde são produzidos os grãos de pólen.II. Estrutura que contém o óvulo e que, ocorrendo a fecundação, desenvolve-se originando o fruto.
III. Estrutura reprodutora feminina da flor, formada pela fusão de folhas carpelares,
IV. Em conjunto compõem a corola, importante na atração dc agentes polinizadores.
V. Formado pelo filete e a antera: o conjunto destes compõe o androceu.A alternativa que apresenta a relação correta é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Ainda os equívocos no combate aos estrangeirismos
Por que não se reconhece a existência de norma nas variedades populares? Para desqualificá-las? Por que só uma norma é reconhecida como norma e, não por acaso, a da elite?
Por tantos equívocos, só nos resta lamentar que algumas pessoas, imbuídas da crença de que estão defendendo a língua, a identidade e a pátria, na verdade estejam reforçando velhos preconceitos e imposições. O português do Brasil há muito distanciou-se do português de Portugal e das prescrições dos gramáticos, cujo serviço às classes dominantes é definir a língua do poder em face de ameaças internas e externas.
ZILLES, A. M. S. In: FARACO, C. A. (Org.) Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado)
O texto aborda a linguagem como um campo de disputas e poder. As interrogações da autora são estratégias que conduzem ao convencimento do leitor de que: