(CFTMG) No triângulo ABC da figura a seguir, MN/ /BC e a medida de AC é igual a 30 cm. Sabe-se que o ponto M dista 8 cm do vértice B, que AB mede 2/3 da medida de AC e que a medida de BC vale a metade da medida de AC.
O perímetro do triângulo AMN da figura, mede, em cm:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNIPÊ)
Certas características hereditárias são determinadas por genes localizados nos cromossomos sexuais. A ilustração evidencia, de forma esquemática, as principais diferenças entre as heranças de características transmitidas por genes situados nos cromossomos X e Y da espécie humana.Sobre esses tipos de heranças, é correto afirmar: - Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
“Secretado pela adeno-hipófise e atua no amadurecimento do folículo e na ovulação. Atua também na produção da progesterona que irá preparar o útero para acomodação do zigoto.”
O fragmento acima descreve a atuação de um hormônio chamado:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Sílvio e Fátima têm três filhos, um deles fruto do primeiro casamento de um dos cônjuges. Sílvio é de tipo sanguíneo ABRh- e Fátima de tipo ORh+. Dentre os filhos, Paulo é de tipo sanguíneo ARh+, Mário é de tipo BRh- e Lucas é de tipo ABRh+.
Sobre o parentesco genético nessa família, é correto afirmar que:
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(FAMERP) O quadro ilustra um experimento que utilizou ervilhas de cheiro, em que as plantas parentais (P) eram de linhagens puras.
Os resultados obtidos em F2 permitiram concluir que os genes que determinam a forma e os genes que determinam a cor das ervilhas
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
14. Exposição mostra o melhor das artes de Cuba
Postado em (Dica CULT) por admin em 23-06-2009
Tags: Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promove a amostra “Diálogos em Movimento: vídeo arte cubana contemporânea“, com abertura nesta terça (23 de junho) às 19h. Sob a curadoria do artista visual e pesquisador cubano Rafael Acosta, a exposição inédita ilustra o panorama da atual criação artística da vídeo arte em Cuba.
Com 15 trabalhos em seu acervo, a mostra se caracteriza por não possuir vínculo temático único. A diversidade e a pluralidade de tópicos, enfoques e poéticas é que constituem o signo identificativo do ciclo. Os expositores selecionados constituem a vanguarda da vídeo arte em Cuba, tendo integrado importantes curadorias nesse gênero mundo afora, como Felipe Dulzaides, ganhador de importantes prêmios incluindo Cintas Fellowship, Creative Work e Art Matters.
http://www.zonamix.com.br/cultucando/2009/06/23/exposicao-mostra-o-melhor-das-artes-de-cuba/
A videoarte, manifestação contemporânea, atualmente é bastante comum, que por utilizar um meio de comunicação simples que é o vídeo, conta mais com a criatividade do artista do que com os recursos utilizados. Converse com os alunos sobre o tema e peça para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Em uma roda de discussão, proporcione a oportunidade para os alunos compartilharem as informações pesquisadas, se for necessário assista com eles a alguns videartes.
Divida a turma em cinco grupos e proponha que cada grupo desenvolva um trabalho de videoarte temático, cada grupo com um dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Depois dos trabalhos prontos, organize uma mostra de videoarte no espaço cultural da escola