(EEAR) Seja um triângulo ABC, conforme a figura. Se D e E são pontos, respectivamente, de AB e AC, de forma que AD = 4, DB = 8, DE = x, BC = y e se DE//BC, então:
Questões relacionadas
- Física
A figura mostra esquematicamente uma montagem utilizada em aulas práticas de física para o estudo de ondas estacionárias em cordas. Um gerador de sinal elétrico faz com que um oscilador mecânico produza ondas em uma corda tracionada por uma massa suspensa. A amplitude de oscilação do eixo do oscilador é independente da frequência e muito menor que a altura dos fusos. A roldana é considerada ideal.
Sobre esse experimento, analise as seguintes afirmativas:
I. Se a distância entre o oscilador e a roldana for reduzida, a frequência para se obter uma onda estacionária de mesmo número de fusos (ventres) que o mostrado na figura será maior e o comprimento de onda será menor.
II. Se a massa suspensa for aumentada, o comprimento de onda do harmônico mostrado não é alterado e a frequência de ressonância será maior.
III. Se a frequência do quarto harmônico for 600 Hz a do quinto harmônico será 750 Hz
IV. Todos os pontos da corda vibram com a mesma frequência e velocidade transversal.
V. A velocidade do deslocamento transversal de um ponto da corda será máxima nas posições de cristas e vales.
Com relação às afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
- História | 6.17 América Latina no Século XX
(FUVEST 2006 1ª FASE) A política externa dos Estados Unidos com relação à América Latina, na segunda metade do século XX, se pautou
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Após 1945, o Brasil viveu um período de intensa mobilização de grupos políticos em torno de diferentes tendências que propunham fórmulas para o crescimento brasileiro.
Relacione as tendências políticas, indicadas na primeira coluna, com as suas respectivas fórmulas para o crescimento econômico, contempladas na segunda coluna.
(1) Liberalismo.
(2) Nacional-desenvolvimentismo.
(3) Nacionalismo Radical.
( ) Defende a livre entrada do capital estrangeiro na economia nacional.
( ) Defende o total controle estatal sobre a economia brasileira.
( ) É contrário à colaboração econômica brasileira com países capitalistas.
( ) É favorável à entrada do capital estrangeiro no país, mas sob controle estatal.
( ) Preconiza a intervenção estatal nos setores estratégicos da economia.
( ) Prevê o mínimo de intervenção estatal na economia do país.
Assinale a sequência correta:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
O cobre é uma substância que possui elevado potencial de redução e no seu estado metálico sofre pouco em termos de oxidação frente a ácidos, não sendo oxidado pela maioria deles. Todavia, ele é oxidado na presença de ácido nítrico, conforme mostra a equação não balanceada de uma das possíveis reações:
Após o balanceamento da equação com os coeficientes estequiométricos (menores números inteiros) a soma destes coeficientes será igual a:
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2009 CANCELADO)
Texto 1
O Morcego
Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.
“Vou mandar levantar outra parede...”
Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!
Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh’alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!
A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994.
Texto 2
O lugar-comum em que se converteu a imagem de um poeta doentio, com o gosto do macabro e do horroroso, dificulta que se veja, na obra de Augusto dos Anjos, o olhar clínico, o comportamento analítico, até mesmo certa frieza, certa impessoalidade científica.
CUNHA, F. Romantismo e modernidade na poesia. Rio de Janeiro: Cátedra, 1988 (adaptado).
Em consonância com os comentários do texto 2 acerca da poética de Augusto dos Anjos, o poema O morcego apresenta-se, enquanto percepção do mundo, como forma estética capaz de