(EPCAR) Na figura abaixo, tem-se que DF é um arco de circunferência de centro E e raio DE.
Sabe-se que:
- ADE é um triângulo
- DE é paralelo a BC
- = 7 cm
- = 10 cm
- = 6 cm
- = 120o
- cos 120o =
A área do setor circular hachurado na figura, em cm², é igual a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Assim, está nascendo dentro da língua portuguesa, e provavelmente dentro de todas as demais línguas, uma nova linguagem, a linguagem radiofônica. Como a dos engenheiros, como a dos gatunos, como a dos amantes, como a usada pela mãe com o filho que ainda não fala, essa linguagem radiofônica tem suas características próprias determinadas por exigências ecológicas e técnicas.
ANDRADE, M. apud PINTO, E. P. O português do Brasil. São Paulo: Edusp, 1981.
Mário de Andrade, ao se referir ao impacto que o rádio teria nas pessoas e principalmente sobre a linguagem, possibilita uma reflexão acerca
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
O principal processo de transmissão da energia que a Terra envia de volta ao espaço é a
- História - Fundamental | 05. França: A Revolução Francesa
Texto base: A sociedade francesa, na segunda metade do século XVIII, era composta do Primeiro Estado e do Segundo Estado, camadas sociais privilegiadas, que não correspondiam a mais do que 5% de toda a população. O restante, cerca de 95% da população, pertencia ao Terceiro Estado, uma maioria submetida a uma pesada carga tributária e a inúmeras obrigações, muitas delas com origem na Idade Média.
Enunciado:
Sobre a sociedade francesa às vésperas da Revolução Francesa, é correto afirmar que:
- Química | 4. Química Ambiental
Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil-benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidente.
Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Question: Is there anything I can do to train my body to need less sleep?
Karen Weintraub
June 17, 2016
Many people think they can teach themselves to need less sleep, but they’re wrong, said Dr. Sigrid Veasey, a professor at the Center for Sleep and Circadian Neurobiology at the University of Pennsylvania’s Perelman School of Medicine. We might feel that we’re getting by fine on less sleep, but we’re deluding ourselves, Dr. Veasey said, largely because lack of sleep skews our self-awareness. “The more you deprive yourself of sleep over long periods of time, the less accurate you are of judging your own sleep perception,” she said.
Multiple studies have shown that people don’t functionally adapt to less sleep than their bodies need. There is a range of normal sleep times, with most healthy adults naturally needing seven to nine hours of sleep per night, according to the National Sleep Foundation. Those over 65 need about seven to eight hours, on average, while teenagers need eight to 10 hours, and school-age children nine to 11 hours. People’s performance continues to be poor while they are sleep deprived, Dr. Veasey said.
Health issues like pain, sleep apnea or autoimmune disease can increase people’s need for sleep, said Andrea Meredith, a neuroscientist at the University of Maryland School of Medicine. A misalignment of the clock that governs our sleep-wake cycle can also drive up the need for sleep, Dr. Meredith said. The brain’s clock can get misaligned by being stimulated at the wrong time of day, she said, such as from caffeine in the afternoon or evening, digital screen use too close to bedtime, or even exercise at a time of day when the body wants to be winding down.
Disponível em: http://well.blogs.nytimes.com. Acesso em: 15 set. 2021 (adaptado).
No primeiro parágrafo, a resposta da Drª Sigrid Veasey à questão “Is there anything I can do to train my body to need less sleep?” indica que