Analise a tira Níquel Náusea do cartunista Fernando Gonsales.
Com relação aos insetos holometábolos, como os representados nos quadrinhos, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 11, Arte Urbana
O RAP, na “Cultura Hip Hop”, nada mais é que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto.
A guerra dos ratos
Os ratos estavam em guerra com as doninhas. Eles, coitados, eram muito mais fracos e perdiam todas as batalhas.
Fizeram, então, uma reunião, para descobrir se havia algum jeito de as coisas melhorarem.
Alguns ratos achavam que o que faltava era entusiasmo. Outros diziam que faltavam eram armas (palitos e espinhos).
No final, ficou resolvido que o que faltavam, mesmo, eram generais: grandes líderes, para serem os chefes do exército dos ratos.
Foram escolhidos, então, alguns ratos para serem os generais. Cada um ganhou um capacete, com um chifre de cada lado e uma linda plumagem no alto.
Um general dos ratos não é um general de verdade se não tiver seu capacete. Pelo menos era o que diziam os ratos.
— Agora vamos ganhar! – Exclamavam-me os generais, desfilando seus capacetes.
No dia seguinte, os ratos foram, muito confiantes, enfrentar as doninhas.Mas as doninhas, claro, continuavam maiores e mais fortes. Os ratos logo se deram conta e saíram todos correndo, de volta para as tocas.
Mas aí, é que se deu o que ninguém esperava. Com aqueles capacetes bem presos na cabeça, os generais não conseguiam passar no buraco das tocas.
Levaram a maior surra!
Não é uma plumagem que vai nos mostrar do que você é capaz.
Um capacete é como uma máscara: não muda quem está por trás.
A guerra dos ratos. Disponível em: <http://www1.uol.com.br/criancas/conto/ct07.htm>.
Acesso em: 16 mar. 2010.
O tipo de letra do trecho que se encontra abaixo da fábula é diferente da letra usada na história, porque o autor quer
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O importante trabalho de fazer um alfinete é dividido em mais ou menos dezoito operações distintas. Vi uma pequena fábrica que só empregava dez operários e onde, em consequência, alguns deles eram encarregados de duas ou três operações. Mas, embora a fábrica fosse muito pobre e, por isso, mal aparelhada, quando em atividade, eles conseguiam fazer cerca de doze libras de alfinetes por dia: ora, cada libra contém mais de quatro mil alfinetes de tamanho médio. Assim, esses dez operários podiam fazer mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia de trabalho; logo, se cada operário fez um décimo desse produto, podemos dizer que fez, num dia de trabalho, mais de quatro mil e oitocentos alfinetes. Mas, se todos tivessem trabalhado à parte e independentemente uns dos outros, e se eles não tivessem sido moldados a essa tarefa particular, cada um deles não teria feito, com certeza, vinte alfinetes.
(Adam Smith. A riqueza das nações (1776). Apud: André Gorz. Crítica da divisão do trabalho, 1980. Adaptado.)
Considerando que uma libra equivale a aproximadamente 450 gramas, o texto indica que
- Física | 7.1 Relatividade
(UDESC) No contexto histórico da virada do século XIX para o século XX, Lord Kelvin proferiu uma palestra e afirmou que não havia mais muitos pontos obscuros para serem resolvidos pela Física. Destacou que existiam apenas dois problemas: o primeiro referente a não detecção do vento de éter (resultado nulo do experimento de Michelson-Morley), e o segundo, relacionado à partição de energia (emissão e absorção da radiação de corpo negro).
Em relação ao avanço na construção de conhecimento em Física, decorrente dos dois problemas apontados por Lord Kelvin, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise as imagens a seguir:
Agora, leia o depoimento:
Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.
Fonte: LEVI, Primo. "Os afogados e os sobreviventes". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 71 e 72
As imagens e o texto referem-se aos campos de concentração.
a) CARACTERIZE o contexto histórico no qual se inserem.
b) IDENTIFIQUE que tipo de pessoas eram aprisionadas nestes campos.