Enquanto em repouso relativo a uma estrela, um astronauta vê a luz dela como predominantemente vermelha, de comprimento de onda próximo a 600 nm. Acelerando sua nave na direção da estrela, a luz será vista como predominantemente violeta, de comprimento de onda próximo a 400 nm, ocasião em que a razão da velocidade da nave em relação `a da luz será de
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
Determinada empresa fabrica blocos maciços no formato de um cubo de lado a, como ilustra a figura a seguir. Devido a exigências do mercado, a empresa começou a produzir blocos cujos lados foram reduzidos pela metade do cubo original.
A fração que expressa a relação entre os volumes dos cubos maior e menor é:
- Ciências - Fundamental | 09. Diferentes Materiais
Analise a imagem.
Para a fabricação de um produto, pode-se utilizar vários materiais.
Circule os materiais que foram usados na construção do produto representado na imagem.
PLÁSTICO – PAPEL – BORRACHA – METAL – MADEIRA
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto A Monalisa tinha o colesterol alto e responda a questão:
(Istoé, janeiro de 2010, n⁰ 2096, p. 26)
Enunciado:
Observe as orações a seguir:
- Mona Lisa era uma bela mulher.
- O médico italiano considera sua pesquisa importante.
- Mona Lisa sofria de linfomas subcutâneos benignos nas mãos.
Nos trechos destacados, temos:
- Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os Espaços
Texto base: Analise as imagens a seguir.
Crianças sentadas ouvem a professora em escola Riverside da Índia (Foto: Divulgação)
Alunos reunidos para aula na escola do CPCD de Minas Gerais (Foto: Divulgação) As imagens dessas duas escolas que vocês observaram é o resultado de uma pesquisa realizada por quatro brasileiros que viajaram por nove países e conhecerem 13 escolas. Os quatro se dividiram nas visitas pela Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Suécia, Inglaterra, Espanha, Indonésia e Índia. A pesquisa rendeu o livro Volta ao mundo em 13 escolas. O objetivo da pesquisa era conhecer a diversidade presente nas escolas públicas e particulares desses lugares. Disponível em: <:http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/08/brasileiros-fazem-volta-ao-mundo-para-conhecer-escolas-de-9-paises.html> Acesso em: 13 set. 2014.
Enunciado:
1. Ao observar essas imagens, você percebe alguma semelhança ou diferença relacionada à escola onde você estuda?
2. Pesquise uma imagem de uma escola de outro país. Anote o que você percebe que é diferente da sua escola. Leve a imagem para a sala e as anotações para que possa compartilhar com seus colegas. Vamos fazer na nossa sala um mural que se chamará: Escolas pelo Mundo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Como se construiu a Câmara Municipal de Schilda
Os habitantes que outrora viviam na longínqua cidade de Schilda decidiram um dia construir uma Câmara Municipal. Como queriam que a sua ação se divulgasse por todo o mundo, tinha que ser algo muito especial. “Uma Câmara Municipal triangular tornaria Schilda muito mais famosa do que Pisa!”, pensaram. E após apenas seis semanas, já tinham terminado a sua obra. Nos festejos da inauguração, todos os habitantes foram à Câmara Municipal. Tal resultou numa grande confusão, até que, por fim, alguém disse: “Aqui está muito escuro!” De fato, com a pressa, os habitantes de Schilda tinham se esquecido de fazer janelas. Mas depressa um deles teve uma ideia brilhante. “Podemos transportar a luz para o edifício, tal como transportamos água”, disse ele. “Urra!”, exclamaram todos maravilhados. E assim, cada um pegou o que tinha à mão: panelas e baldes, chaleiras e jarros. Um pegou até num saco de batatas para levar a luz lá de fora para dentro do edifício. Mas saber se foram bem-sucedidos, sobre isso cada um terá que tirar as suas próprias conclusões.
PAISAGEM. Como se construiu a Câmara Municipal de Schilda. In: Histórias de encantar. Editora Paisagem, 2009,
Analise o fragmento do texto.
“Uma Câmara Municipal triangular tornaria Schilda muito mais famosa do que Pisa!”, pensaram. E após apenas seis semanas, já tinham terminado a sua obra. Nos festejos da inauguração, todos os habitantes foram à Câmara Municipal.
Os verbos em negrito estão no plural e terminam com –am porque indicam tempo passado. Imagine que a história ainda não tenha acontecido. Passe os verbos em destaque para o futuro e observe a transformação do uso da terminação –am para –ão. Como ficará o texto? Complete-o com os verbos no futuro.
“Uma Câmara Municipal triangular tornaria Schilda muito mais famosa do que Pisa!”, _____________. E após apenas seis semanas, já __________ terminado a sua obra. Nos festejos da inauguração, todos os habitantes __________ à Câmara Municipal.