Um estudante usa um tubo de Pitot esquematizado na figura para medir a velocidade do ar em um túnel de vento. A densidade do ar é igual a 1,2 kg/m3 e a densidade do líquido é 1,2×104 kg/m3 , sendo h = 10 cm. Nessas condições a velocidade do ar é aproximadamente igual a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza con atención las imágenes a seguir sobre un importante país de lengua española.
Disponible en:<http://www.taringa.net/posts/info/14049013/Cosas-por-la-cual-me-enorgullece-ser-Argentino.html>Acceso el: 20 set.2014.
a) ¿Puedes asociar las imágenes a un país de lengua española? ¿Qué país es?
b) ¿Qué icono de la imagen le permitió llegar a la respuesta?
c) Identifica e escriba el nombre de tres de los elementos de la cultura de este país que aparecen en la imagen.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
O infográfico a seguir mostra o poder nuclear de alguns países no início do século XXI.
(Folha de São Paulo, 03 mar. 2012. p. A-12)
O poderio nuclear dos países na Nova Ordem Mundial releva que
- Física | 2.6 Hidrostática
(ESC. NAVAL) Analise as figuras a seguir.
As figuras acima mostram dois instantes diferentes, t e t’, de um mesmo sistema, imerso no ar ao nível do mar. O sistema é constituído por um cilindro, cuja área da base é de 3,0 cm², contendo um gás ideal comprimido por um pistão móvel de massa desprezível. No instante t, a base do cilindro está em contato com uma chama que mantém o gás a uma temperatura T. No instante t’, a base do cilindro está em contato com uma chama mais intensa que mantém o gás a uma temperatura 2T, e sobre o pistão encontra-se uma massa M que promove um deslocamento do pistão de 2,0 cm para baixo.
Qual o valor da massa M, em kg?
Dados: g = 10 m/s2; p0 = 105 Pa.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the chart. Then complete it with two food examples.
- História - Fundamental | 07. O trabalho na história
Leia a reportagem e responda à questão. 08/04/2008 - 13h40
ROBÔS DEVEM FAZER O TRABALHO DE 3,5 MI DE PESSOAS ATÉ 2025 NO JAPÃO
da Reuters, em Tóquio Os robôs podem ocupar os postos de trabalho de 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025, afirmou o grupo de especialistas Machine Industry Memorial Foundation. A taxa atual de fertilidade no Japão está abaixo do nível necessário para manter a população. O governo calcula que, até 2025, cerca de 40% da população terá mais de 65 anos, levantando a questão de como o país fará para tomar conta de seus numerosos idosos. Segundo estimativas do governo, até 2030 o país terá menos pessoas para trabalhar conforme cresce o número de idosos. Isso gera temores sobre a mão de obra num país que não está acostumado nem se mostra disposto a aceitar a imigração em grande escala. Em vez de cada robô substituir uma pessoa, especialistas sugerem que as máquinas podem ajudar as pessoas terem tempo para se focarem em coisas mais importantes. (...) Substituição De acordo com os pesquisadores, pessoas que cuidam de idosos ou crianças poderiam economizar uma hora por dia, caso máquinas ajudassem a olhar os pequenos ou fizessem serviços domésticos. Os robôs poderiam ser utilizados para ler livros em voz alta ou ajudar no banho. "Os robôs são importantes porque podem ajudar de alguma forma a aliviar a falta de mão-de-obra", disse Takao Kobayashi, que trabalhou no estudo. Kobayashi afirma que mudanças terão de ser feitas para que os robôs criem impacto sobre a força de trabalho. "Há os altos preços, as funções dos robôs que ainda precisam melhorar, e há também a mentalidade das pessoas", diz o pesquisador. "As pessoas precisam ter o desejo de usar os robôs", diz ele.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u390097.shtml> Acesso em 12/11/2008
Além da tecnologia, outros fatores podem trazer mudanças para o trabalho e as profissões. Escolha uma profissão que sofreu mudanças devido a outros fatores e descreva essas mudanças.