(IFAL) Pedro, passeando de bicicleta pela bela orla de Maceió percorreu 900πm. Se o diâmetro da roda de sua bicicleta tem 60cm, então o número de voltas realizadas pela roda é
Questões relacionadas
- História | Geral
(PUC-SP) “As fugidias confissões que os inquisidores tentavam arrancar dos acusados proporcionam ao pesquisador atual as informações que ele busca – claro que com um objetivo totalmente diferente. Mas, enquanto lia os processos inquisitoriais, muitas vezes tive a impressão de estar postado atrás dos juízes para espiar seus passos, esperando, exatamente como eles, que os supostos culpados se decidissem a falar das suas crenças.”
Carlo Ginzburg. O fio e os rastros. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 283-284. Adaptado.
O texto aponta semelhanças entre a expectativa do inquisidor, que colhia os depoimentos daqueles que eram julgados pelo Santo Ofício, e a expectativa do pesquisador, que, séculos depois, analisa os processos inquisitoriais. O “objetivo totalmente diferente” de cada um deles pode ser assim caracterizado:
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
Texto A
OITICICA, H. Metaesquema I, 1958. Guache s/ cartão. 52 cm x 64 cm. Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP. Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 01 maio 2009.
Texto B
Metaesquema I
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta — dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema — estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.
Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio 2009 (adaptado).
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
(...) Durante esses 25 anos nada foi feito para que a carência alimentar do nosso povo fosse atendida. A grande novidade do momento é... a volta à agricultura. Nunca deveríamos ter saído dela. O primado da agricultura, da mineração e da pecuária, em um país de tão vastas dimensões e de natureza tão diversificada, não prejudica em nada, e antes incentiva a organização de um grande parque industrial. Campo e cidade devem sempre estar intimamente ligados. O que faz a sua separação é a antítese de classes, como é a política de recurso contínuo aos capitais estrangeiros, para promover o progresso nacional. (...)
(Trecho do prefácio da 10ª edição do livro A Geografia da Fome, de Josué de Castro, escrito por Alceu Amoroso Lima, em 1980)
A crítica do intelectual brasileiro sobre a manutenção dos padrões de fome por escassez, no Brasil de 1980, pode ser observada, nos dias atuais, através da tendência do seguinte indicador produtivo:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) Na física, o princípio da incerteza, de WernerHeisenberg, limita o que é mensurável. Na matemática, o teorema da incompletude, de KurtGödel, adverte que todo sistema matemático, se for completo, não poderá ser coerente, e, se for coerente, não poderá ser completo, pois para defini-lo são necessários axiomas externos ao sistema. Essa incerteza também impede qualquer tentativa de definir a vida. [...] uma definição única da vida seria [...] impossível. (MARGULIS; SAGAN. 2002, p. 54).
Apesar da dificuldade de se construir uma definição única e plena sobre o conceito vida, é possível encontrar algumas características peculiares que permitem diferenciar os sistemas vivos celulares dos sistemas não vivos existentes no Universo.
De acordo com essas informações, é correto afirmar, como sendo uma dessas características exclusivas, o fato de os seres celulares sempre apresentarem
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(UFPA) No início do século XX, as principais cidades brasileiras foram invadidas por estrangeiros atraídos pela propaganda do fácil enriquecimento. No cenário das cidades, tornaram-se comuns os pregões dos vendedores de rua. A historiadora Ecléa Bosi destaca um pregão famoso nas ruas de São Paulo de um vassoureiro francês: “Liberté, Egalité, Fraternité, Vassouré”. Também em Belém do Pará, ouvia-se um pregão dos chamados turcos: “Ouro quebrado pra vender? Eu compra... Ouro quebrado, meu freguesa...”, retratado pelo escritor De Campos Ribeiro.
BOSI, Edéa. Memória e Sociedade. SP: 3º ed., Cia das Letras, 1994.
A presença de vendedores de rua estrangeiros, tanto em São Paulo quanto em Belém do Pará, decorreu da urbanização das cidades em razão do(a)