(UPE) Num experimento de física realizado em sala, foi solta do topo de uma rampa de 0,30 m de altura uma esfera que percorreu certa distância, fazendo um looping no final. Partindo do princípio de que o triângulo representado é retângulo, qual a distância total aproximada que essa bola irá percorrer do topo da rampa até dar uma volta completa no aro da circunferência cujo raio é de 0,10m?
Adote π = 3,14
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Para resolver a questão, leia o texto a seguir. Há mais de quatro mil anos, uma região excessivamente acidentada da Península Balcânica passou a abrigar vários povos de descendência indo-europeia. Aqueus, eólios e jônios foram as primeiras populações a formarem cidades autônomas que viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo com as várias outras regiões do Mar Mediterrâneo.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-antiga.htm. Acesso em 02 fev.2012
Enunciado:
A relação entre as condições físicas da Grécia e seu desenvolvimento econômico está correta em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o artigo a seguir para responder à questão. Há cerca de 20 anos, era moderno dizer que se tinha “endereço eletrônico” ou trocar essa informação com amigos, namoradas, etc. Isto, hoje, em face do progresso, é coisa superada, em face das inovações tecnológicas que a cada dia nos surpreendem com avanços antes impensáveis. [...] Antes eram os celulares. Quando surgiram, eram um xodó! Hoje, o que menos se usa é o telefone, pois a gama de ofertas tecnológicas (inclusive como máquina de fotografia digital) faz com que as pessoas, a partir de crianças de pouca idade, passem o dia inteiro com ele nas mãos, descobrindo coisas. Tive uma empregada que tinha dois aparelhos, com quatro chips e atendia em média umas 10 ligações por dia. Ela fazia faxina com uma mão e segurava o celular com a outra. O fato é que o celular e a Internet se tornaram hoje um apêndice das pessoas, especialmente dos jovens. É raro quem não os tenha. É indiscutível que os celulares modernos, de última geração, são objetos de utilidade, mas em muitos casos se tornaram motivo de ostentação e estão virando uma paranoia.
Vi, em um consultório médico, enquanto a senhora fazia a ficha com a atendente, que as duas filhas digitavam seus aparelhinhos, buscando aquela “comunicação com o mundo” que o fabricante apregoa. Quatro rapazes estavam na praia, sentados em suas cadeirinhas, com os celulares na mão, fones ao ouvido: davam mais atenção ao que passava na tela do que à paisagem e às meninas que desfilavam pela orla.
É comum ver, em lugares públicos, pessoas conectadas através de celulares, laptops e tablets. Há dificuldades na comunicação com amigos e parentes, mas ela ocorre com os parceiros da web. Os professores têm dificuldade em fazer com que os jovens troquem seus celulares pelo conteúdo das matérias. Há pais que se queixam de que a garotada não abre mão dessa tecnologia nem na hora das refeições. No Brasil, há 2,5 celulares por pessoa. Isso proporciona uma comunicação incrível com o mundo virtual. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br>. Acesso em: 19. out. 2013.
Retire do texto um argumento que sustente a tese do autor.
- História | A. Grécia
Quando se trata de competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não existiria a cidade.
BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro:Elsevier, 2000 (adaptado).
De acordo com o texto, a atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica tinha como característica fundamental o(a)
- História | 4. Patrimônio Cultural
A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se Encontra reúne tudo o que de mais sagrado ocorreu em quase dois séculos de picadeiro brasileiro. Foi um trabalho que teve início há pouco mais de dez anos, graças à iniciativa da ex-acrobata e atual pesquisadora da arte circense, Verônica Tamaoki, e cujo incentivo tem sido fundamental para preservar a memória do circo, tão importante quanto relegada pelos poderes públicos. Da chegada das primeiras famílias circenses européias, em 1831, que iniciaram um processo de mestiçagem com os artistas locais e nossa cultura popular, aos figurinos e registros fotográficos de artistas que se consagraram sob as lonas, como o palhaço Piolin, o visitante pode ter uma idéia muito clara da importância que o circo, especialmente o de origem familiar, já teve no país.
O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 16/7/ 2008 (com adaptações).
A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se Encontra ressalta a importância que o circo já teve no passado e demonstra que
- Língua Espanhola | 2.03 Pronomes
(UFRGS) Momentos insólitos de la Copa América
La primera Copa América se realizó en 1916 para celebrar el centenario de la independencia de Argentina. Resulta que en ese 1entonces el fútbol era un deporte no profesional y si bien el país anfitrión había elegido a sus 11 representantes, uno debió ausentarse a último momento por un viaje laboral impostergable. En esa época no existían los cambios: todos los jugadores debían disputar el partido entero. Por eso, no se convocaba a suplentes. Tampoco había tarjetas amarillas o rojas. Con solo 10 jugadores, y faltando poco para que comenzara el encuentro contra Brasil, Argentina estuvo al borde de declararse afuera. 2Se eximió de un bochorno por poco. Uno de los jugadores argentinos reconoció entre el público que colmaba las gradas del estadio a José Laguna, futbolista del club Huracán. Convocado de urgencia, Laguna aceptó ser parte del encuentro y de hecho resultó providencial. El partido terminó 1 a 1.
3Tras el primer torneo en Buenos Aires y el segundo, al año siguiente, en Montevideo – ambos ganados por Uruguay –, era el turno de Río de Janeiro para ser anfitrión. Una epidemia de gripe postergó el encuentro en 1918, que finalmente se jugó en 1919. La sede brasileña fue un desafío especialmente grande para los chilenos, que venían de más lejos. Debieron viajar en tren hasta Argentina y desde 4Buenos Aires tomaron un barco con la selección celeste y blanca hasta la ciudad carioca. El problema, sin embargo, se dio a la vuelta del torneo, que ganó por primera vez Brasil. Una tormenta de nieve cerró el cruce a través de 5los Andes, dejando a los jugadores chilenos 6varados en la ciudad argentina de 7Mendoza, en la frontera con su país. Sin recursos para alojarse 8allí – los futbolistas costeaban el viaje de sus propios bolsillos –, tomaron la decisión de hacer el cruce en mula. Tardaron dos semanas, pero llegaron sanos y salvos a 9Santiago, 40 días después de haber partido de 10Río. Sin duda alguna que 11los chilenos tenían pocos motivos felices para recordar 12ese Campeonato: además del infernal viaje, salieron últimos.
13La Copa América también marcó 14algunas efemérides que sus protagonistas preferirían olvidar en nombre de 15sus 16países. Tal es el caso del jugador argentino Martín Palermo, quien en 1999 logró la dudosa hazaña de errar tres penales en un solo partido. Como premio de consuelo, Palermo terminó el torneo, que ganó Brasil, como el máximo goleador argentino, con tres tantos.
A palavra allí (ref. 8) refere-se a: