A soma entre as medidas da altura e da base de um retângulo é de 14 cm. Se a diagonal mede 10cm, então as medidas da altura e da base do retângulo são, respectivamente,
Questões relacionadas
- História | 5.8 Independência dos EUA
(UFRGS) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
A Independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. A declaração da independência dessas colônias sustentava que
1. todos os homens nascem iguais, sendo dotados de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a aspiração à felicidade.
2. a origem de todo o poder reside no povo, cabendo a ele a organização de seu próprio governo.
3. os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda população, extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios.
Quais propostas estão corretas?
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Durante o ano de 2020, impulsionado pela necessidade de respostas rápidas e eficientes para desinfectar ambientes de possíveis contaminações com o SARS-CoV-2, causador da covid-19, diversas alternativas foram buscadas para os procedimentos de descontaminação de materiais e ambientes. Entre elas, o uso de ozônio em meio aquoso como agente sanitizante para pulverização em humanos e equipamentos de proteção em câmaras ou túneis, higienização de automóveis e de ambientes fechados e descontaminação de trajes. No entanto, pouca atenção foi dada à toxicidade do ozônio, à formação de subprodutos, o nível de concentração segura e às precauções necessárias.
LIMA, M. J. A.; FELIX, E. P.; CARDOSO, A. A. Aplicações e implicações do ozônio na indústria, ambiente e saúde. Química Nova, n. 9, 2021 (adaptado).
O grande risco envolvido no emprego indiscriminado dessa substância deve-se à sua ação química como
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Leia algumas informações sobre o elefante africano e responda:
ELEFANTE AFRICANO
NOME COMUM: Elefante Africano
ALTURA: 3 a 4 m
PESO: até 6 toneladas
PESO DAS PRESAS: 100 kg
TEMPO DE VIDA: cerca de 55 anos
Quando sai em busca de água, uma manada de elefantes pode derrubar todas as árvores e obstáculos que estejam à sua frente. (...) O elefante africano, porém, é um animal pacífico que nunca ataca, a menos que se sinta em perigo.
(...)
Disponível em: < http://www.saudeanimal.com.br/elefante.htm> Acesso em: 01 nov. 2011
O número que mostra o tempo de vida do elefante africano
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO) Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuismo
Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.
Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraníhablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.
Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.
MELIÀ, B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
No último parágrafo do fragmento sobre o bilinguismo escolas, o autor afirma que a língua guarani, nas escolas, deve ser tratada como língua de comunicação e não de imposição. Qual dos argumentos abaixo foi usado pelo autor para defender essa ideia?
- História | 5.3 Reforma Protestante
(PUC-RS) O Parlamento Inglês, ao promulgar o chamado Ato de Supremacia (Act of Supremacy), em 1534, subordinou as leis da Igreja à soberania jurídica das leis civis, concedendo ao Rei Henrique VIII o poder de “único chefe supremo da Igreja”. O resultado do Ato de Supremacia foi/foram: