Analise as imagens de uma mesma planta sob as mesmas condições de luminosidade e sob condições hídricas distintas
Os estômatos desta planta estão
Questões relacionadas
- Biologia | 13.9 Linkage
(PUC-PR) Suponha a existência de dois genes, A e B, localizados no mesmo cromossomo e com frequência de permuta de 16%. Do cruzamento de um macho di-híbrido com genótipo cis com uma fêmea aabb, qual a frequência esperada, na primeira geração filial, de indivíduos com o genótipo aabb? - Física
A condução de impulsos nervosos através do corpo humano é baseada na sucessiva polarização e despolarização das membranas das células nervosas. Nesse processo, a tensão elétrica entre as superfícies interna e externa da membrana de um neurônio pode variar de -70mV - chamado de potencial de repouso, situação na qual não há passagem de íons através da membrana, até +30mV - chamado de potencial de ação, em cuja situação há passagem de íons. A espessura média de uma membrana deste tipo é da ordem de 1,0 × 10-7m. Com essas informações, pode-se estimar que os módulos do campo elétrico através das membranas dos neurônios, quando não estão conduzindo impulsos nervosos e quando a condução é máxima, são, respectivamente, em newton/coulomb,
- Matemática - Fundamental | 08. Problemas com Adição e Subtração
Veja estas informações sobre o skatista Sandro Dias.
Sandro se tornou campeão mundial pela primeira vez no ano em que completou
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos 1 e 2 para responder à questão.
Texto 1
Chapeuzinho Vermelho
Era uma vez uma menina que vivia numa aldeia; era a coisa mais linda que se podia imaginar. Sua mãe era louca por ela, e a avó mais louca ainda. A boa velhinha mandou fazer para ela um chapeuzinho vermelho, e esse chapéu assentou-lhe tão bem que a menina passou a ser chamada por todo mundo de Chapeuzinho Vermelho. Um dia, tendo feito alguns bolos, sua mãe disse-lhe: — Vá ver como está passando a sua avó, pois fiquei sabendo que ela está um pouco adoentada. Leve-lhe um bolo e este potezinho da manteiga. Chapeuzinho Vermelho partiu logo para a casa da avó, que morava numa aldeia vizinha. Ao atravessar a floresta, ela encontrou o senhor Lobo, que ficou louco de vontade de comê-la; não ousou fazer isso, porém, por causa da presença de alguns lenhadores na floresta. Perguntou a ela aonde ia, e a pobre menina, que ignorava ser perigoso parar para conversar com um lobo, respondeu: — Vou à casa da minha avó, para levar-lhe um bolo e um potezinho de manteiga que mamãe mandou. [...] PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf. Acesso em: 29 abr. 2019.
Texto 2
Fita verde no cabelo
Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior e nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos uma meninazinha [...]. Aquela um dia saiu de lá, com uma fita verde inventada no cabelo. Daí, que, indo, no atravessar do bosque, viu só os lenhadores, mas o lobo nenhum, desconhecido e nem peludo. Pois os lenhadores tinham exterminado o lobo. Então, ela, mesma, era quem se dizia: — Vou à vovó, com cesto e pote, e a fita verde no cabelo, o tanto que a mamãe me mandou. [...] ROSA, João Guimarães. Fita verde no cabelo: nova velha estória. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
O pronome “ela”, destacado no texto 2, em: “Então, ela, mesma, era quem se dizia”, retoma o termo
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Dança e folguedos regionais ou folclóricos
Diferentes manifestações culturais e folclóricas se utilizam da dança como meio de expressão.
Nesta sugestão de trabalho, será proposta aos alunos uma pesquisa prévia desse assunto.
Procedimentos
1.º Professor, divida a sala em grupos e estabeleça algumas manifestações culturais como tema de investigação. Como sugestão (podem-se acrescentar ou escolher outras vertentes) de temas de pesquisa para os grupos. apresentamos: capoeira, congado, folia de reis ou reisado e dança de São Gonçalo. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2.º Os alunos deverão fazer uma pesquisa prévia e realizar uma apresentação para a turma, seja com uso de multimídias ou cartazes (o que for mais viável). Auxilie os alunos na escolha da forma de apresentação. Prepare com antecedência material para projeção, som ou papéis para os alunos confeccionarem os cartazes.
3.º Podem ser analisadas as vestes, as músicas, as regras de apresentação. Além disso, em relação à capoeira, a situação intermediária em que se encontra como um sistema de defesa e a dança, simultâneos.
4.º Sugira aos alunos que apresentem uma pequena performance de como seria a dança folclórica pesquisada. Eles poderão improvisar as roupas, escolher a música que geralmente é usada na apresentação e, em um dia marcado por você, professor, as crianças apresentariam as danças para os outros alunos da escola. Peça auxílio para os professores de Educação Física, na execução dos passos próprios de cada dança.
Material de pesquisa sobre danças e folguedos regionais disponível em:
<http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/dancas-folcloricas-brasileiras/>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<https://www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<http://www.gazetadebeirute.com/2013/04/a-cultura-e-danca-popular-do-brasil.html>.
Acesso em: 20 abr. 2015.