Na temperatura ambiente, hidróxido de potássio sólido reage com o cloreto de amônio sólido, com a liberação de um gás. Assinale a alternativa CORRETA para o gás liberado nesta reação.
Questões relacionadas
- Filosofia | 4. Moderna
(UEL) Leia o texto a seguir.
As ideias produzem as imagens de si mesmas em novas ideias, mas, como se supõe que as primeiras ideias derivam de impressões, continua ainda a ser verdade que todas as nossas ideias simples procedem, mediata ou imediatamente, das impressões que lhes correspondem.
HUME, D. Tratado da Natureza Humana. Trad. De Serafim da Silva Fontes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. p.35.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão da sensibilidade, razão e verdade em David Hume, considere as afirmativas a seguir.
I. Geralmente as ideias simples, no seu primeiro aparecimento, derivam das impressões simples que lhes correspondem.
II. A conexão entre as ideias e as impressões provém do acaso, de modo que há uma independência das ideias com relação às impressões.
III. As ideias são sempre as causas de nossas impressões.
IV. Assim como as ideias são as imagens das impressões, é também possível formar ideias secundárias, que são imagens das ideias primárias.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 10. Multiplicação de números naturais
Leia os preços de três produtos.
Rímel R$ 55,00
Perfume R$ 118,00
Bolsa R$ 137,00
Joyce comprou um rímel e um perfume. Ela ainda ficou com o triplo do valor necessário para comprar uma bolsa. Quantos reais Joyce tinha?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
[...] A autoestima pode ser definida como a qualidade de quem se reconhece como realmente é e valoriza a si mesmo, sua história, suas qualidades, competências e a forma de pensar e agir. Tanto no âmbito pessoal como profissional, é fundamental desenvolver a autoconfiança, a automotivação e desenvolver uma postura mais positiva em relação à vida.
Pessoas com autoestima equilibrada se relacionam melhor, têm mais atitude e são mais decididas, pois se sentem mais capazes de superar e vencer os desafios. O autoconhecimento ajuda na construção da autoimagem e, dependendo das influências recebidas pelo indivíduo, sua estima pode ser positiva ou negativa.
“Eu sou capaz/incapaz; Eu mereço sucesso/não mereço; Eu sou bonito/sou feio; Eu sou inteligente/eu sou burro”. Pensamentos como esses permeiam a mente dos indivíduos, de acordo com a situação de sua autoestima. Desse modo, a pessoa pode enxergar-se como alguém especial, ou como alguém que é inferior aos demais.
Essas crenças geralmente são provenientes dos estímulos recebidos dos pais, amigos, familiares e professores, desde a infância até a vida adulta. Quando o indivíduo passa a acreditar que esses estímulos recebidos realmente correspondem a quem ele é, cria uma determinada imagem — positiva ou negativa — de si mesmo, passando a guiar sua vida a partir dela.
Disponível em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/dicas-de-dinamicas-de-autoestima/>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Por meio da análise do texto, peça aos alunos que elaborem um texto sobre a importância de trabalhar a autoestima.
- Adote um estilo de vida mais positivo, associe as imagens com a identificação das ações para melhoria da autoestima.
Disponível em: <http://st.hujiang.com/topic/165975691261/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
( ) Coma uma dieta saudável. ( ) Separe um tempo para cuidar de si mesmo. ( ) Faça mais exercícios.
( ) Gaste tempo na sua higiene e na sua apresentação. ( ) Cerque-se de pessoas positivas.
- Atividade para melhorar a autoestima.
Como realizar: Solicite que os alunos peguem uma tira de papel (tamanho suficiente para registrar uma mensagem) e escrevam nela, com letras grandes e bem no centro da tira, seu nome e sua principal característica que necessita de melhoria. Em seguida, divida a turma em duplas e oriente a troca das tiras de papel entre os participantes da dupla. Posicione os componentes da dupla um de frente para o outro. Cada aluno exibirá a característica de seu companheiro que necessita de evolução e falará mensagens de incentivo (como “você é forte” ou “você é capaz”). Diga aos alunos que olhem fixamente em suas características registradas na tira. Peça que as tiras de papel sejam rasgadas pelos seus donos, para que as características sejam superadas e a insegurança seja vencida. Passe com uma caixinha recolhendo os resíduos. Distribua novas tiras de papel para que os alunos escrevam mensagens para eles mesmos, mostrando suas qualidades e capacidade de mudança. O gesto de rasgar o papel é simbólico, a pessoa está vencendo seu medo e passa a sentir-se mais capaz. Com os resíduos produzidos faça um bola de meia e finalize a atividade com uma brincadeira de roda e música, todos em círculo jogando a bola de meia uns para os outros, sempre aumentando a velocidade e a bola não pode cair.
- Arte - Fundamental | 02. Fotografando o mundo
Materiais necessários
- Fotografias trazidas pelos alunos para observação em sala.
- Máquina fotográfica ou celular com câmera.
- Pen drive. Cada aluno pode providenciar o seu ou se o trabalho for em grupo, um por grupo.
Procedimentos
1 º.Peça com antecedência, para os alunos, e também providencie fotografias de paisagens naturais e/ou humanizadas, de preferência em tamanhos maiores, onde as crianças possam observar os vários ângulos utilizados pelo fotógrafo para registrar as imagens.
2 º.Explore bastante a suposta posição usada pelo fotógrafo na hora de planejar e executar as fotografias. Faça as crianças perceberem que ora o fotógrafo bate a foto na posição vertical (de cima para baixo), ora horizontal (de frente) e ora na diagonal.
3 º.Explore também os planos de cada fotografia. Veja se as crianças conseguem perceber o que está em primeiro plano, segundo plano, plano de fundo... Faça-as compararem a diferença de nitidez que as imagens apresentam dependendo do plano em que se encontram.
4 º.Seria até muito bom, se você selecionasse uma fotografia, de um artista mais conhecido como Sebastião Salgado, por exemplo, para que você trabalhasse a questão dos planos utilizando-a.
5 º.Agora, o trabalho será da turma. Com máquinas fotográficas ou celulares em mãos, proponha que durante uma aula, que pode ser a próxima, eles saiam pela escola, ou pela redondeza se você conseguir uma autorização para isso, para fotografarem as pessoas, aplicando os conceitos de planos e posições, que aprenderam nas observações e discussões. Esse trabalho poderá ser em grupos ou individual.
6 º.Proponha que eles transfiram as fotos para um pen drive e se for possível projete as imagens em sala, para que o grupo possa observar e discutir sobre o que aprenderam com a atividade e mostrar o que usaram para conseguirem as belas fotos.
7 º.Não há a intenção de impressão das fotos, mas se quiser pode fazer e promover uma exposição.
Sugestão de fotos de Sebastião Salgado para trabalho com planos e posições:
Imagem 1. Disponível em: <http://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Sebastiao-salgado-genesis01.jpg>. Acesso em 27 jan. 2016.
Imagem 2. Disponível em: <http://midia.gruposinos.com.br/_midias/jpg/2014/03/16/1_sebasti__o_salgado_abc3-128354.jpg>. Acesso em 27 jan. 2016.
- Ciências - Fundamental | 01.2. Solvente, soluto e solução
Texto introdutório: As características dos materiais são propriedades físicas que definem a forma como os materiais se comportam sob diferentes condições. Algumas das características mais importantes incluem a condutibilidade, elasticidade, compressibilidade e dureza. Essas propriedades têm sido estudadas há milhares de anos, desde os tempos antigos em que as pessoas procuravam por materiais para construção e ferramentas. Hoje, o conhecimento sobre as características dos materiais é usado em muitas áreas da ciência e da engenharia.
Qual é o significado de solubilidade?