O mapa acima apresenta informações acerca do comércio mundial. Julgue o item seguinte em relação à espacialidade desse fenômeno e à sua dinâmica ao longo do tempo.
Portugal, pioneiro na expansão comercial e marítima dos séculos XV e XVI, marco fundamental para a configuração econômica que caracterizaria a Idade Moderna, logrou constituir um império que interligava rotas comerciais em quatro continentes: Europa, América, África e Ásia.
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Um restaurante oferece descontos sobre o total do consumo com base na sorte do cliente ao lançar um dado que possui uma face vermelha e cinco faces brancas.
Após lançar o dado duas vezes, um cliente receberá desconto se a face vermelha ficar voltada para cima pelo menos uma vez.
A probabilidade de um cliente receber um desconto na sua conta é igual a:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia o fragmento e os itens a seguir e indique a alternativa correta.
No decorrer da Idade Média, a figura política do rei era bem distante daquela que usualmente costumamos imaginar. O poder local dos senhores feudais não se submetia a um conjunto de leis impostas pela autoridade real. Quando muito, um rei poderia ter influência política sobre os nobres que recebiam parte das terras de suas propriedades. No entanto, o reaquecimento das atividades comerciais, na Baixa Idade Média, transformou a importância política dos reis.
SOUZA, Rainer. Extraído do site: <www.brasilescola.com/historiag/estados-nacionais.htm>. Acesso em: 2 jul. 2013.
I. O Renascimento Comercial pode ser considerado uma causa da transformação do poder dos reis porque fortaleceu a burguesia (que, em grande parte, aliou-se ao rei) e enfraqueceu a nobreza.
II. A transformação do poder dos reis, apontada no fragmento, deve ser entendida como o fortalecimento dos reis, que afirmaram sua autoridade sobre seus países.
III. O processo de transformação do poder dos reis também é conhecido como formação dos estados nacionais porque as regiões foram se tornando estados centralizados, com leis, moeda, idioma únicos, de alcance nacional.
Pode-se afirmar que
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
Em geral, no organismo humano, a rede capilar é interposta entre uma arteríola e uma vênula. A figura acima mostra que existem dois sistemas especializados de capilares a partir dessa organização padrão. Os capilares intestinais se reúnem para formar a veia porta que se dirige ao fígado. Nesse órgão, a veia porta se ramifica em capilares. Nos rins, a arteríola aferente drena para a rede capilar, denominada glomérulo. Os capilares glomerulares se coalescem para formar a arteríola eferente, que se ramifica em outra rede capilar.
Abrahan L. Kierszenbaum. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. Elsevier, 2004. p. 355.
Com base nessas informações e considerando o sistema cardiovascular humano, julgue o item.
Nos rins, as trocas gasosas e de solutos entre o sangue e os tecidos é realizada na rede de capilares formada a partir da arteríola aferente.
- Matemática - Fundamental | 01. Os números naturais
O trecho de notícia, a seguir, apresenta o jogo, Flamengo x Atlético-PR, como a segunda maior renda do futebol brasileiro. AS 5 MAIORES RENDAS DO FUTEBOL BRASILEIRO
Disponível em: http://oglobo.globo.com/esportes/renda-da-final-da-copa-do-brasil-terceira-maior-da-historia-do-futebol-brasileiro-14678535 Acesso em: 22 abr. 2015
Escreva por extenso:
a) a arrecadação desse jogo:
b) o número de pagantes:
- Geografia | 6.1 Agricultura
A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina “questão ambiental”. Essas relações, às que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.
GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY,
C. R. F. ; SIMICH, T. (Org.). Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004.
No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva uma transformação na atividade agrícola através da