Um sólido com a forma de um cone circular reto, constituído de material homogêneo, flutua em um líquido, conforme a ilustração abaixo.
Se todas as geratrizes desse sólido forem divididas ao meio pelo nível do líquido, a razão entre o volume submerso e o volume do sólido será igual a:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.2 Mutações
(FGV) O trecho a seguir foi retirado do livro A Origem das Espécies, escrito pelo naturalista Charles Darwin.
Alguns naturalistas defendem que todas as variações estão ligadas à reprodução sexuada, o que é certamente um erro. Citei, em outra obra, uma extensa lista de plantas que os jardineiros chamam “plantas anômalas”, isto é, plantas nas quais se vê surgir, de repente, um broto apresentando qualquer caráter novo e, por vezes, diferente por completo de outros brotos da mesma planta.
http://ecologia.ib.usp.br/. Adaptado
Darwin desconhecia as leis sobre hereditariedade, porém estava correto em afi rmar que nem todas as variações estão ligadas ao ato da reprodução sexuada.
O surgimento repentino de características, com origem não sexuada, completamente distintas em alguns brotos da mesma planta é explicado atualmente
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
O termo “código genético” refere-se:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Providenciar com antecedência, uma visita orientada a um Laboratório de Revelação de
Fotografias.
- Solicitar a autorização da direção da escola e dos pais para a visita orientada.
- Organizar o transporte para os alunos.
- A proposta para esta aula será a confecção de uma câmara escura utilizando uma latinha.
- Peça aos alunos para furar, utilizando prego e martelo, uma abertura no meio da lata,
vedando-a por dentro com fita isolante;
-Auxilie os alunos durante todo o processo.
- Pedir para os alunos forrarem o interior da lata com papel camurça preto, de forma que não
fique nenhuma parte do metal sem cobrir;
- Falar para os alunos tamparem o furo do lado externo da lata com papel alumínio, furando
com uma agulha um orifício bem fino;
- Solicitar que os alunos tampem o orifício com papel camurça preto, prendendo este com fita
crepe.
- Reservar.
-O professor vai solicitar junto à escola a disponibilização de uma sala pequena, para a
montagem do laboratório de fotografia.
- Ajudar os alunos a vedarem as arestas por onde possa penetrar luz no laboratório de
fotografias.
- Explicar que o papelão servirá para tapar as frestas e que os plásticos pretos deverão cobrir
todas as paredes, portas e janelas.
- Pedir para os alunos cobrirem as lâmpadas do laboratório sala com papel celofane vermelho.
- Providenciar uma cortina com o plástico preto, de modo que esta vede totalmente a luz que
possa passar pela porta de acesso ao laboratório, sem impossibilitar a abertura da porta.
- O professor vai pedir os alunos para começar a fotografar
- Providenciar papel fotográfico.
- Entregar para cada aluno a sua câmara escura confeccionada em latinhas.
- Entregar a cada aluno, no laboratório de fotografia, (com a sala totalmente escura), um
recorte de papel fotográfico que deverá ser colocado no interior da câmara escura em
sentido contrário à abertura feita com a agulha (obturador).
- Pedir para os alunos tamparem a câmara.
- Solicitar aos alunos que ao ar livre escolham a imagem que gostariam de fotografar.
- Explicar aos alunos que eles devem posicionar a câmara em um local firme, com a abertura
em sentido contrário à luz do sol, abrindo o papel camurça que cobre a abertura feita com a
agulha, esperando dez segundos e vedando, novamente o orifício.
- Organizar na mesa central do laboratório as três bacias, cada uma com uma pinça.
- Relembrar com os alunos o processo de revelação das fotografias (aprendido quando da
visita ao laboratório fotográfico)
- Dispor as bacias na seguinte sequência: 1- revelador; 2 – fixador; 3 – água .
- Pedir que cada aluno, no processo de revelação, revele sua foto, individualmente, evitando
os líquidos se contaminarem.
- Solicitar que os alunos acenda a lâmpada vermelha.
- Falar para os alunos retirarem o papel fotográfico da câmara e introduzindo-o no revelador e
segurando-o com uma pinça, devendo agitá-lo neste líquido por cerca de um minuto.
Sugestão: para este controle, contar em voz alta com os alunos até 60 , obedecendo a um
ritmo contínuo.
- Dizer para o aluno retirar o papel do revelador, e introduzindo-o no fixador, procedendo da
mesma forma que o anterior (agitando-o com sua pinça própria e contando novamente 1
minuto)
- Por último, pedir para o aluno colocar o papel fotográfico na bacia com água, seguindo o
processo anterior.
- Prender as fotos reveladas, no varal, com o prendedor de roupas.
- Solicitar aos alunos que de posse das fotografias reveladas apreciem o resultado obtido e
comentem sobre o que pretendiam fotografar e a que imagem obtida após a revelação.
- Avaliar o processo e expor nos corredores da escola as fotografias dos alunos
- Seguem alguns exemplos:
Fotografias reveladas por alunos do 5º ano do Ensino fundamental
Acervo particular
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13252
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
No universo Marvel, Wakanda é uma espécie de utopia afrofuturista: lar da personagem Pantera Negra e localizado no continente africano, nos quadrinhos, é o país mais avançado do mundo. Pois é basicamente isso que o cantor Akon irá construir (mas na vida real): uma cidade apontando para o futuro, com hospital, shopping, universidade, escola, usina, parque, estádio e mais, movida por energia renovável funcionando de forma 100% sustentável. Akon City ficará no Senegal, e o terreno de 809 hectares já foi cedido pelo músico para o governo senegalês.
PAIVA, V. “Wakanda” de Akon será cidade na África e terá energia 100% renovável. Hypeness.
Disponível em: https://www.hypeness.com.br. Acesso em: 17 set. 2020. (adaptado)
Sabendo que 1 hectare equivale a 10 000 m2, suponha que os responsáveis pelo projeto da Akon City irão produzir uma maquete da cidade, incluindo todo o terreno em que ela será construída, na escala 1 : 5000.
Na maquete, a área desse terreno, em dm2, será
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
(UDESC) O relógio Tower Clock, localizado em Londres, Inglaterra, é muito conhecido pela sua precisão e tamanho. O ângulo interno formado entre os ponteiros das horas e dos minutos deste relógio, desprezando suas larguras, às 15 horas e 20 minutos é: