Em vários ramos da ciência e da engenharia, sistemas de interesse são modelados por circuitos elétricos a eles equivalentes. Na biologia, por exemplo, a membrana de um neurônio é modelada por elementos de circuitos elétricos. Considere apenas as seguintes características:
I. A membrana neuronal é constituída de duas camadas de lipídeos que separam os meios condutores intra e extracelular por uma fina camada isolante.
II. As proteínas que cruzam a membrana de um neurônio atuam como poros, canais iônicos não seletivos.
Com base nessas considerações, o sistema entre o interior e o exterior da membrana pode ser representado pelos seguintes elementos de circuitos elétricos:
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) A velocidade de escape de um foguete é a menor velocidade com a qual ele deve ser lançado da superfície terrestre, para se livrar da atração gravitacional e alcançar uma distância infinita com velocidade nula.
Desprezando-se a resistência do ar e sabendo-se que a ordem de grandeza da massa da Terra, do raio médio terrestre e da constante de gravitação universal são iguais a, respectivamente,1025 Kg, 104 km e 10-10 N.m²/kg-2 a velocidade de escape de um foguete lançado da superfície terrestre, estimada em km/s, é da ordem de
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se.
As questões a seguir apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven
Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano.
Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar.
Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis etc. Depois dessas interpretações, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele.
Considerando que a capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas, é correto afirmar que:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A) Se uma criança Massai crescesse junto a uma família asiática, ela manteria os seus hábitos e costumes?
B) Por que os índios Tembés precisam manter as suas tradições até os dias de hoje?
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(FUVEST 2018 1ª FASE) A surdez é geneticamente heterogênea: pode ser causada por mutações em diferentes genes, localizados nos autossomos ou no cromossomo X ou, ainda, por mutações em genes mitocondriais.
Os heredogramas representam quatro famílias, em que ocorrem pessoas com surdez ( e ):
A(s) família(s) em que o padrão de herança permite afastar a possibilidade de que a surdez tenha herança mitocondrial é(são) apenas
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2020 1ª FASE) Para exemplificar probabilidade, um grupo de estudantes fez uma atividade envolvendo química, conforme o procedimento descrito.
Cada estudante recebeu um recipiente contendo 800 mL de água destilada com algumas gotas do indicador de pH alaranjado de metila e soluções de HCl e NaOH em diversas concentrações.
Cada estudante deveria jogar apenas uma vez dois dados, um amarelo e um vermelho, ambos contendo os números de 1 a 6.
- Ao jogar o dado vermelho, o estudante deveria adicionar ao recipiente 100 mL de solução do ácido clorídrico na concentração 10–n mol/L, sendo n o número marcado no dado (por exemplo, se saísse o número 1 no dado, a solução seria de 10–1 mol/L, se saísse 6, a solução seria de 10–6 mol/L).
- Ao jogar o dado amarelo, o estudante deveria executar o mesmo procedimento, mas substituindo o ácido por NaOH, totalizando assim 1,0 L de solução.
- O estudante deveria observar a cor da solução ao final do experimento.
A professora mostrou a tabela com alguns valores de pH resultantes conforme os números tirados nos dados. Ela pediu, então, aos estudantes que utilizassem seus conhecimentos e a tabela para prever em quais combinações de dados a cor final do indicador seria vermelha.
Número tirado nos dados
Dado amarelo (adição de base)
1
2
3
4
5
6
Dado vermelho
(adição de ácido)
1
7,0
2,1
2,0
2
3,1
3
7,0
4,1
4
7,0
5
11,9
8,9
6
7,9
7,0
A probabilidade de, após realizar o procedimento descrito, a solução final preparada por um estudante ser vermelha é de:
Note e adote:
- Considere a seguinte relação entre pH do meio e coloração do indicador alaranjado de metila:
Menor que 3,3
3,3 a 4,4
Maior que 4,4
Vermelho
Laranja
Amarelo