Em eventos esportivos, é comum que os espectadores realizem a coreografia da “ola”. Os participantes erguem seus braços e os abaixam logo em seguida, em fileiras sucessivas, criando o efeito visual de uma onda. Os espectadores gritam juntos “ola” seguindo a propagação da onda. Assuma que a distância D entre as cadeiras e o tempo τ de deslocamento de braço são constantes. Assuma que um participante só inicia o movimento da “ola” quando o participante na fileira ao lado o encerra. A respeito da situação física descrita, são feitas as seguintes afirmações:
I. Se um estádio com 30.000 pessoas gritando resulta em um ruído sonoro de 90 dB, o ruído de 60.000 pessoas gritando é de aproximadamente 93 dB.
II. A onda resultante da coreografia é longitudinal.
III. A velocidade da onda é diretamente proporcional a τ e inversamente proporcional a D.
Sobre as afirmações I, II e III pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNEB) Magras e com parasitas, cansadas por êxodos mais longos para se reproduzir e com ciclos migratórios alterados pelo aumento da temperatura das águas: as baleias, animal fundamental para o ecossistema marinho, também sofrem o impacto do aquecimento global em frente a Puerto López, 295 km ao sudoeste de Quito, onde chegam da Antártida para ter suas crias. Os rituais de acasalamento são repetidos em outras áreas costeiras da América Latina, como em Cabo Blanco, no Peru, ou em Bahia Málaga, na Colômbia, e também em Puerto Pirâmides, no Atlântico argentino.
Em todos esses lugares, é possível sentir o impacto da mudança do clima. Com águas mais quentes, diminuem as fontes de alimentação, o que as torna menos propensas a se reproduzir. A maior temperatura do oceano também as confunde, modificando a duração e o alcance de suas migrações. A acidificação dos oceanos pelo aumento do dióxido de carbono, CO2, na atmosfera também afeta as baleias, porque reduz o plâncton com o qual se alimentam e dão à luz apenas quando as condições para alimentar suas crias são favoráveis, aponta um cientista norte-americano. Quando falta o krill, crustáceo fundamental na dieta, a procriação diminui nos santuários de cetáceos a milhares de quilômetros de distância, e a sobrevivência das crias é afetada. As baleias devem ingerir várias toneladas de krill por dia para ganhar peso e, então, conseguir enfrentar travessias e ter reservas de energia suficientes para a gestação.
O aquecimento global atinge em particular as baleias, que paradoxalmente parecem ter a chave para contê-lo, porque seus dejetos ajudam no crescimento da maioria das plantas que absorvem CO2. A grande quantidade de ferro no excremento das baleias favorece ao crescimento de algas microscópicas, fundamental para o equilíbrio do ecossistema marinho. “Esse aspecto mantém o resto do oceano vivo”, destaca o cientista, explicando como as baleias buscam o alimento nas profundezas do mar, mas comem e defecam na superfície, permitindo a circulação de nutrientes. (MAGRAS e com parasitas,... 2016).
Considerando-se que, após digerirem os peixes e lulas, base de sua dieta, cerca de 12 mil baleias defecam, cada uma, em torno de 50 ton de ferro, sob forma de íons, no mar, por ano, é correto afirmar que a ordem de grandeza da massa de ferro lançada no mar, anualmente, por essas baleias, em kg, é igual a
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
Sobre os poríferos, é correto afirmar que são animais invertebrados
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
No retângulo ABCD, os pontos M, N e P são os pontos médios dos lados AB, BC, AD, respectivamente.
A área da região destacada, em centímetros quadrados, é igual a
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Brasília é mundialmente conhecida como uma cidade planejada. Tudo no seu devido lugar: setores habitacionais, setores comerciais, setores bancários, entre outros. No projeto original desse planejamento, a arborização não foi esquecida: as árvores estão presentes tanto nas quadras residenciais quanto nas comerciais, como também entre as largas avenidas da cidade. Na escolha das espécies para arborização, são considerados vários critérios, como porte, sombreamento, épocas de floração. Um problema comum é a rachadura em calçadas e ruas, provocada pelas espécies cujas raízes crescem mais próximas à superfície. Oflamboyant, espécie muito utilizada na arborização de Brasília, proporciona bom sombreamento e produz flores com belas pétalas vermelhas ou alaranjadas.
Tendo como referência o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item subsequente.
A coloração das flores é uma característica importante para as espécies que são polinizadas por animais, mas não, para aquelas polinizadas pelo vento.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 8
Bruxas não envenenam maçãs em Paranapiacaba
Escrito por Laís Duarte
31 de outubro — dia das bruxas
Esqueça as piaçavas. As bruxas modernas não voam pelos céus montadas em vassouras para encontrar suas companheiras de magia. Elas garantem estar no mundo real e no virtual também. Comunicam-se por e-mail , deixam recados nos sites de relacionamento, têm páginas na internet.
Feiticeiras já não se reúnem às escondidas no breu das florestas. É em Paranapiacaba, interior de São Paulo, que centenas de magos e bruxas do Brasil e até de outros países se juntam não é de hoje. Quando os astros conspiram a favor deles, um enorme caldeirão é aquecido na fogueira da praça principal da histórica cidadezinha, escolhida por preservar matas e nascentes. Em torno dele, bruxas como as das histórias, vestidas com mantos, chapelões e longas túnicas, entoam cânticos e fazem feitiços. Os moradores já se acostumaram a vê-las desfilando por ali noite e dia e acreditam que ninguém precisa se preocupar. A intenção não é envenenar maçãs nem pôr pra dormir belas princesas, e sim trabalhar pela paz entre os homens, pedir prosperidade e harmonia com a natureza.
Uma das chefes da bruxaria é Tânia Gori, escritora e coordenadora de uma escola para formação de bruxas (sim, é possível despertar a bruxa e o mago que dormem dentro de você!). Ela conta que toda mulher é um pouco feiticeira na medida em que produz no fogão feitiços culinários: alimentos temperados com boas doses de amor e afeto. “Bruxas são pessoas preocupadas com o meio ambiente, que buscam equilíbrio com os outros e com o planeta”, explica.
(Disponível em: <http://www.almanaquebrasil.com.br/curiosidades-cultura/11480-
-bruxas-nao-envenenam-macas-em-paranapiacaba.html>.
Acesso em: mar. 2012.)
A principal informação apresentada pelo texto a respeito das bruxas modernas é que elas