Assinale a alternativa que apresenta características da dinâmica populacional de um país quando este conclui a sua transição demográfica.
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uesb)
( ) Apresenta os grupos funcionais das classes dos éteres e das aminas.
Julgue o item acima:
- Matemática | 15.1 Ponto
Uma placa quadrada de massa 2 kg e lado 2 e uma placa retangular de massa 3 kg e lados 2 por 4 possuem suas respectivas massas homogeneamente distribuídas, espessuras desprezíveis e estão dispostas, uma a uma, em um plano cartesiano de eixos ortogonais. Nesse plano cartesiano, as coordenadas do centro de massa C do conjunto das duas placas são calculadas da seguinte forma:
Acrescentando-se nesse plano uma placa circular também de espessura desprezível, com centro (2, 1), raio 1 e massa 3 kg, o centro de massa do novo conjunto, agora com as três placas, passará a ter coordenadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
COLOQUE OS NOMES DOS ANIMAIS EM ORDEM ALFABÉTICA.
IGUANA URSO ELEFANTE ONÇA ARARA
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(ACAFE) Utilizado nos laboratórios didáticos de física, os eletroscópios são aparelhos geralmente usados para detectar se um corpo possui carga elétrica ou não.
Considerando o eletroscópio da figura anterior, carregado positivamente, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir.
Tocando-se o dedo na esfera, verifica-se que as lâminas se fecham, porque o eletroscópio _______.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Professor, assista com os alunos aos vídeos:
1. O melhor vídeo sobre racismo, disponível no endereço eletrônico:
https://www.youtube.com/watch?v=eoEioeFYfeA
Disponível em: <http://i4.ytimg.com/vi/s4vCw8RbRzg/mqdefault.jpg>. Acesso em: 27 fev. 2017.
2. Experimento revela que o racismo é mais forte do que todos pensam (legendado) , disponível no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=Sq4z2Vq2K1w
Disponível em: <https://i.ytimg.com/vi/Sq4z2Vq2K1w/hqdefault.jpg>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Atividade 1: Após a exibição dos vídeos, pergunte aos alunos:
- Qual foi a mensagem retratada nos dois vídeos?
- Se eles estivessem no lugar das crianças presentes nos dois vídeos, qual das duas bonecas escolheriam? Por quê? Reflita com os alunos sobre o preconceito racial, de gênero e etnia.
Atividade 2:
- Previamente peça aos alunos que pesquisem o preconceito e as desigualdades de gênero, raça, etnia e classe social em nosso país.
- Divida a turma em grupos.
- Com base nos vídeos a que assistiram, solicitar que os grupos confeccionem um mural destacando o respeito às diferenças e a superação das desigualdades de gênero, raça, etnia e classe social e alertando para a necessidade dessas condutas.