(UERJ) Dois cubos cujas arestas medem 2 cm são colados de modo a formar o paralelepípedo ABCDA’B’C’D. Esse paralelepípedo é seccionado pelos planos ADEF e BCEF, que passam pelos pontos médios F e E das arestas A’B’ e C’D’, respectivamente.
A parte desse paralelepípedo compreendida entre esses planos define o sólido ABCDEF, conforme indica a figura a seguir.
O volume do sólido ABCDEF, em cm³, é igual a:
Questões relacionadas
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UESB) Desde a época dos primeiros filósofos gregos, duas questões sobre a luz intrigavam os estudiosos, que eram sua natureza e sua velocidade de propagação. Atualmente, os físicos dizem que a luz tem uma natureza dual e, em certos casos, ela se comporta como onda e em outros, como partícula.
Com base nos conhecimentos da Óptica, é correto afirmar:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Observe a imagem.
É correto afirmar que:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
O gráfico a seguir apresenta uma relação entre as temperaturas de ebulição dos hidretos dos quatro primeiros elementos das colunas 4A, 5A, 6A e 7A e seus respectivos períodos na tabela periódica.
Ao analisar esse gráfico, um estudante fez as seguintes afirmações:
I. A temperatura de ebulição para os hidretos de elementos situados em um mesmo período cresce com o número atômico.
II. Um dos fatores responsáveis pela diferença observada entre as temperaturas de ebulição das moléculas é a massa molar.
III. A maior eletronegatividade dos elementos O, F e N está relacionada com os maiores valores das temperaturas de ebulição da água, do ácido fluorídrico e da amônia.
IV. Os hidretos dos calcogênios têm temperaturas de ebulição menores que os hidretos dos halogênios correspondentes nos períodos.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Riqueza ameaçada
Boa parte dos 180 idiomas sobreviventes está ameaçada de extinção - mais da metade (110) é falada por menos de 500 pessoas. No passado, era comum pessoas serem amarradas em árvores quando se expressavam em suas línguas, lembra o cacique Felisberto Kokama, um analfabeto para os nossos padrões e um guardião da pureza de seu idioma (caracterizado por uma diferença marcante entre a fala masculina e a feminina), lá no Amazonas, no Alto Solimões. Outro Kokama, o professor Leonel, da região de Santo Antônio do Içá (AM), mostra o problema atual: “Nosso povo se rendeu às pessoas brancas pelas dificuldades de sobrevivência. O contato com a língua portuguesa foi exterminando e dificultando a prática da nossa língua. Há poucos falantes, e com vergonha de falar. A língua é muito preconceituada entre nós mesmos”.
Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, nº 26 , 2007.
O desaparecimento gradual ou abrupto de partes importantes do patrimônio linguístico e cultural do país possui causas variadas. Segundo o professor Leonel, da região de Santo Antônio do Içá (AM), os idiomas indígenas sobreviventes estão ameaçados de extinção devido ao:
- Arte | 1. Introdução
O volume do tanque
O volume do tanque de combustível de um Boeing 767 é de 90.000 L. Sabemos que a queima de 1 litro deste combustível de aviação libera 35,0 MJ da energia (um Mega Joule equivale a um milhão de Joules). Por outro lado, a explosão de um kiloton de dinamite (mil toneladas de TNT) libera 4,2 x 1012 J de energia. Se o tanque de combustível do Boeing, por um terrível acidente,explodisse, equivaleria a quantos kilotons de TNT?