(UEMG) Dadas as equações de reta r : x + y – 6 = 0 e s: 2x – y = 0 em um dado plano cartesiano de centro O. As retas r e s são concorrentes no ponto P e a reta r intercepta o eixo das abscissas no ponto Q. O volume do sólido formado pela rotação da figura plana formada pelos pontos QPQ em torno do lado OQ é: (use π ≡3)
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
A crescente produção industrial lança ao ar diversas substâncias tóxicas que podem ser removidas pela passagem do ar contaminado em tanques para filtração por materiais porosos, ou para dissolução em água ou solventes orgânicos de baixa polaridade, ou para neutralização em soluções ácidas ou básicas. Um dos poluentes mais tóxicos liberados na atmosfera pela atividade industrial é a 2,3,7,8-tetraclorodioxina.
Esse poluente pode ser removido do ar pela passagem através de tanques contendo
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(FAC. PEQUENO PRÍNCIPE) Pesquisa investiga possíveis problemas neurológicos causados por zika em adultos
Pesquisadores acreditam que zika causa outros problemas neurológicos além de Guillan-Barré
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'or de Pesquisa e Ensino (Idor, ligado à rede D'or de hospitais) começou a estudar, nesta segunda-feira, se adultos infectados pelo zika vírus podem desenvolver problemas neurológicos, além da já conhecida síndrome de Guillain-Barré. A decisão de fazer o estudo veio depois da constatação de alguns casos suspeitos de síndromes neurológicas associadas à infecção por zika. Médicos de diferentes hospitais do Estado vêm relatando um número acima da média de casos de Guillain-Barré (um problema autoimune que ataca o sistema nervoso) e também de encefalites e encefalomielites – inflamações no cérebro e na medula normalmente decorrentes de infecções virais. As doenças podem causar desde uma leve confusão mental até convulsões e paralisia. “Temos casos relatados de alterações neurológicas em pessoas que tiveram diagnóstico clínico de zika”, afirma a diretora científica do Idor, Fernanda Tovar Moll, professora da UFRJ e especialista em neuroimagem.[...]
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que, aparentemente, vem sendo desencadeada pela presença do zika vírus. Ela se caracteriza pela inflamação dos nervos, das raízes nervosas proximais e nervos cranianos. Além disso, ela é desmielinizante e, por consequência, afeta a condução nervosa. Caso seja desencadeada porque o vírus afeta a célula glial produtora da bainha de mielina, a célula afetada seria:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
A esta ‘ideia preconcebida’ é necessário opor o conjunto da realidade: nem todos os árabes são muçulmanos, e nem todos os muçulmanos são árabes! De fato, em um total de aproximadamente um bilhão e meio de muçulmanos ao redor do mundo no inicio do século XXI, existem somente uns trezentos milhões de árabes. Desse número, temos de descontar cerca de 8% de cristãos, que conservam a religião adotada por seus antepassados desde o início de nossa era. Os dois maiores países muçulmanos são a Indonésia (com 230 milhões de habitantes, país de maioria muçulmana, 87%), seguida pelo Paquistão (150 milhões), cujos habitantes absolutamente não são árabes!.
BALTA, Paul. Islã. Porto Alegre: L&PM, 2010. p. 52.(Fragmento)
O autor do texto objetiva
- Filosofia | 2.2 Clássica
Os andróginos tentaram escalar o céu para combater os deuses. No entanto, os deuses em um primeiro momento pensam em matá-los de forma sumária. Depois decidem puni-los da forma mais cruel: dividem-nos em dois. Por exemplo, é como se pegássemos um ovo cozido e, com uma linha, dividíssemos ao meio. Desta forma, até hoje as metades separadas buscam reunir-se. Cada um com saudade de sua metade, tenta juntar-se novamente a ela, abraçando-se, enlaçando-se um ao outro, desejando formar um único ser.
PLATÃO. O banquete. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
No trecho da obra O banquete, Platão explicita, por meio de uma alegoria, o
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Os insetos da ordem Coleoptera têm dois pares de asas, mas as asas do par anterior, chamadas de élitros, são espessas e curvadas, protegendo as delicadas asas membranosas do par posterior. Além disso, os élitros podem apresentar manchas e cores específicas, contribuindo para a camuflagem do inseto no ambiente, como é o caso do Penthea pardalis (besouro leopardo).
Um pesquisador coletou amostras representativas de três populações de besouros leopardo e classificou-os segundo a quantidade e a distribuição de manchas escuras nos élitros. Em cada uma das três populações, a variabilidade fenotípica pôde ser representada pela mesma curva, conforme o gráfico:
Dez anos após a primeira coleta, o pesquisador voltou aos locais anteriormente visitados e coletou novas amostras representativas das mesmas populações. As proporções fenotípicas da população 1 não sofreram alterações, mas as populações 2 e 3 apresentaram novas proporções de fenótipo, como mostram as curvas do gráfico:
Ao longo dos dez anos de intervalo entre as coletas, a população