Cerca de 90% da população do Oriente Médio é muçulmana. O Islã, no entanto, está longe de ser uma fé monolítica. (...) Ainda que não disponhamos de estatísticas confiáveis, um cálculo crível aponta que 65% dos muçulmanos do Oriente Médio são sunitas e uns 30%, xiitas.
(Dan Smith. O Atlas do Oriente Médio. São Paulo: Publifolha, 2008.)
Maior grupo religioso (dados por país, 2005)
Em relação aos conflitos religiosos do Oriente Médio, é possível afirmar que
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 09. O Triângulo Retângulo
Arthur pesquisou na internet qual o caminho mais rápido da sua casa, localizada no Condomínio Edifício Nirvana, até a parada do ônibus na Av. Goethe, obtendo um trajeto de 400 m. No entanto, notou que o site não considerou que ele poderia caminhar por dentro do parque.
Assim, se Arthur for por dentro do parque, quantos metros, aproximadamente, irá economizar? Use
- Matemática - Fundamental | 6.1 Situações e Registro da Multiplicação
OBSERVE ROSANA, MÃE DE JOAQUIM E DE PEDRO. ELA ESTÁ PREPARANDO SANDUÍCHES PARA O CAFÉ DA TARDE E FARÁ TRÊS LANCHES PARA CADA FILHO.
QUANTOS SANDUÍCHES, NO TOTAL, ELA PREPAROU PARA OS DOIS FILHOS?
ENQUANTO COZINHAVA, A VIZINHA PAULA CHEGOU, E ROSANA FEZ MAIS TRÊS LANCHES PARA ELA. QUANTOS SANDUÍCHES ELA PREPAROU NO TOTAL?
DESENHE A QUANTIDADE TOTAL DE SANDUÍCHES QUE ROSANA PREPAROU PARA OS SEUS DOIS FILHOS E A VIZINHA.
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(IMED) Sabe-se que determinada doença hereditária que afeta humanos é causada por uma mutação de caráter dominante em um gene localizado em um cromossomo autossomo. Três indivíduos foram investigados e abaixo estão os alelos encontrados para este locus:
Sabendo dessas informações, assinale a alternativa correta:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto. A vinda da família real portuguesa para o Brasil se deu no ano de 1808, após a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte a Portugal. Essa invasão ocorreu porque a França não conseguiu derrotar a Inglaterra em uma disputa militar, fato pelo qual Napoleão proibiu que os países da Europa Continental fizessem qualquer tipo de comércio com os ingleses. Dom João não teve outra alternativa senão fugir com sua família e parte da Corte para as terras brasileiras. Partiram um total de dez mil pessoas, em 29 de novembro de 1807. A família real permaneceu por um mês na Bahia, fazendo melhoras na região. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi instalada a sede do governo de Portugal, por mais de treze anos. Com isso, o Rio de Janeiro cresceu muito e o estado obteve novas estruturas. As principais benfeitorias foram: o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha, a Imprensa Régia, a Academia de Belas Artes, o Jardim Botânico, o Museu da Biblioteca Nacional, além de outros museus, bibliotecas, teatros e escolas. Adaptado de: DE BARROS, Jussara. A família real portuguesa no Brasil. Escola Kids Uol.
Disponível em: <http://escolakids.uol.com.br/a-familia-real-portuguesa-no-brasil.htm>. Acesso em: 18 jun. 2017.
Enunciado:
Por que a Corte portuguesa deixou Portugal e estabeleceu-se no Brasil?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Mata Atlântica tem mais aves em risco do que se pensava, diz estudo
1 Em um estudo publicado esta semana no periódico “Plos One”, um time de pesquisadores liderados por Gareth Russel, do Instituto de Tecnologia de New Jersey, nos EUA, aplicou um novo método para relacionar a fragmentação do habitat à sustentabilidade das populações.
2 “Nosso objetivo foi analisar o risco de extinção na Mata Atlântica brasileira, local rico em variedade de pássaros”, diz Russel. “Já sabíamos que a maioria das espécies têm acesso a muito menos do que o habitat tipicamente assumido para elas. Mas o que permanece do habitat também é altamente fragmentado. Olhando a área por si só não é suficiente.”
3 Mapas mais precisos dos habitats mostram a extinção [causada pela] fragmentação, mas pesquisadores ainda precisam relacionar a distribuição dos habitats de cada espécie ao seu risco de extinção de uma maneira objetiva e consistente.
4 O estudo aplicou o método para 127 aves passeriformes que habitam a Mata Atlântica, uma área que perdeu mais de 90% da sua floresta original.
5 A primeira conclusão dos cientistas é que as espécies caíram em dois grupos distintos: aqueles em que o impacto de fragmentação foi grave, e aqueles em que foi relativamente leve. Houve algumas espécies no meio. Isto imediatamente sugere uma forma simples em que padrões de fragmentação podem contribuir para a avaliação da ameaça.
6 Os autores também descobriram que de 58 espécies que possuem habitats severamente fragmentados, 28 não são atualmente consideradas ameaçadas, de acordo com a mais recente lista vermelha publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
7 Com esses resultados, os autores recomendam que a classificação de risco dessas espécies seja reexaminada.
8 “As espécies mais ameaçadas são muitas vezes as mais raras e, portanto, também as mais difíceis de encontrar e estudar. Nossa abordagem requer apenas conhecimentos básicos sobre uma espécie, mas otimiza essa informação ao associá-la à recente avalanche de dados sobre o meio ambiente”, diz Russel.
9 Os pesquisadores acreditam que o trabalho pode ser aplicado a outros biomas e a outras espécies, ajudando a identificar espécies em risco de diferentes grupos e em diferentes regiões do planeta.
Extraído do site: <www1.folha.uol.com.br/ambiente/2013/05/1287618-mata-atlantica-tem-mais-aves-em-risco-do-que-sepensava-diz-estudo.shtml>. Acesso em: 3 maio. 2013. Adaptado.
Assinale a alternativa correta sobre o texto