(UEPB) O volume de um tetraedro regular de aresta é igual a:
Questões relacionadas
- Física
LEIA:"Em museus de ciências, é comum encontrarem-se máquinas que eletrizam materiais e geram intensas descargas elétricas. O gerador de Van de Graaff (Figura 1) é um exemplo, como atestam as faíscas (Figura 2) que ele produz. O experimento fica mais interessante quando se aproxima do gerador em funcionamento, com a mão, uma lâmpada fluorescente (Figura 3). Quando a descarga atinge a lâmpada, mesmo desconectada da rede elétrica, ela brilha por breves instantes. Muitas pessoas pensam que é o fato de a descarga atingir a lâmpada que a faz brilhar. Contudo, se a lâmpada for aproximada dos corpos da situação(Figura 2), no momento em que a descarga ocorrer entre eles, a lâmpada também brilhará, apesar de não receber nenhuma descarga elétrica. "
A grandeza física associada ao brilho instantâneo da lâmpada fluorescente, por estar próxima a uma descarga elétrica, é o(a):
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Os coloides podem ser encontrados no corpo humano, nos cosméticos, nos alimentos, nas indústrias farmacêutica, de alimentos, de tintas e decorantes, na agroindústria etc.
A esse respeito, marque a única alternativa que alinha corretamente a sequência meio dispersante – fase dipersa nome – exemplo, identificando plenamente um coloide.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia os depoimentos de Conceição e Paulo. Eles falam sobre a vida deles nas cidades onde viviam.
Nasci em Recife em 1931. Quando criança, morava com meus avós, pais, irmãos, tios, primos. A casa era enorme! Minha casa tinha um quintal e no fundo um mangue. Brincava de subir em árvore, casinha, caçar caranguejo, andar de bicicleta e de tudo que era proposto pelos meus irmãos e primos. Estudava pela manhã. Depois do almoço, tinha que fazer tarefas e depois brincava até escurecer. Ao retornar para casa, tomava banho, arrumava as coisas para o dia seguinte, jantava com a família inteira e depois ficava conversando na varanda. Ouvia-se rádio ou brincava-se de nada que sujasse até a hora da minha avó me mandar dormir. Conceição Maria da Conceição
Moro em São José dos Campos, em São Paulo. Nasci em 2005. Moro num apartamento com minha mãe. Vou à escola pela manhã, almoço na casa da minha avó, e fico lá à noitinha. Terças e quintas, na parte da tarde, tenho aula de Inglês. Segunda, quarta e sexta, tenho aula de futebol. Quando volto, faço meus deveres de casa. Gosto de jogar videogame e assistir TV, mas faço isso de 5 e meia da tarde até as 19 horas. Minha mãe me busca depois do trabalho. Fazemos um lanche e depois assisto televisão até dormir junto com minha mãe. Nos finais de semana, às vezes saio para ir ao shopping, vou ao clube ou fico em casa. Paulo
Enunciado:
a) Complete o quadro comparando as duas realidades:
b) Comparando os relatos de Conceição e Paulo e os dias atuais, a qual conclusão você pode chegar sobre o modo de vida das crianças?
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2014 1° FASE) O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.
Octávio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.
Neste texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva à
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(UNESP) Cerca de 90% da população do Oriente Médio é muçulmana.
O Islã, no entanto, está longe de ser uma fé monolítica. (...)
Ainda que não disponhamos de estatísticas confiáveis, um cálculo crível aponta que 65% dos muçulmanos do Oriente Médio são sunitas e uns 30%, xiitas.
(SMITH, Dan. O Atlas do Oriente Médio. São Paulo: Publifolha, 2008.)
Em relação aos conflitos religiosos do Oriente Médio, é possível afirmar que