Uma haste luminosa de 2,5 m de comprimento está presa verticalmente a uma boia opaca circular de 2,26 m de raio, que flutua nas águas paradas e transparentes de uma piscina, como mostra a figura. Devido à presença da boia e ao fenômeno da reflexão total da luz, apenas uma parte da haste pode ser vista por observadores que estejam fora da água.
Considere que o índice de refração do ar seja 1,0, o da água da piscina , sen 48,6º = 0,75 e tg 48,6º = 1,13. Um observador que esteja fora da água poderá ver, no máximo, uma porcentagem do comprimento da haste igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a crônica do Luis Fernando Veríssimo e responda a questão: Complô Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa. Deus estava em reunião e o gaúcho foi encaminhado a São Pedro. São Pedro estava na sala de comando meteorológico. Era ali, cercado por sua equipe à frente de painéis sofisticadíssimos, que São Pedro dirigia o tempo do mundo. ― O que é? Disse São Pedro, sem olhar para o gaúcho. Prestava atenção numa tela à sua frente. ― Estão contra nós ― queixou-se o gaúcho. ― Quem? ― Todo mundo. ― Bobagem. ― Verdade. Veja só o que tem nos acontecido. E, seguindo São Pedro pela sala enquanto este ajustava controles e checava mostradores, o gaúcho contou tudo que tinha feito ao Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Tudo. Concluiu dizendo que aquilo só podia ser uma campanha organizada. Um complô contra o Rio Grande! ― Paranoia ― sentenciou São Pedro. ― Fazem pouco de nós. Nós... Mas São Pedro o interrompeu com um gesto. Apontou para uma tela. ― Veja. Por coincidência, vamos programar o tempo no Rio Grande do Sul para as próximas horas. E São Pedro passou a dar ordens a seus comandados. ― Grandes nuvens negras! ― Grandes nuvens negras ― confirmou o encarregado do setor. ― Relâmpagos espetaculares. ― Relâmpagos espetaculares. ― Trovões retumbantes! ― Trovões retumbantes. O gaúcho entusiasmado chegou a ficar na ponta dos pés, de tão ansioso, esperando a ordem final de São Pedro. ― E atenção ― disse São Pedro. Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes. Depois decretou: ― Chuviscos. Houve risadas generalizadas da equipe. Quando saía da sala, o gaúcho viu, com o rabo dos olhos, São Pedro tapar a boca para não rir também. O complô era mais amplo do que se imaginava. (VERISSIMO, L. F. Mais comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 73 – 74)
Enunciado:
Sobre o título da crônica, pode-se afirmar que:
- Inglês - Fundamental | 11. Partes do Corpo
Match the columns. Which parts of the body do we use to...
- eat ( ) hands
- walk ( ) mouth
- smell ( ) eyes
- clap ( ) nose
- see ( ) legs
- Geografia - Fundamental | 05. A formação inicial do povo e da cultura brasileira
O Brasil é um país que apresenta uma rica diversidade cultural onde pessoas de vários lugares do mundo convivem em harmonia.
Cite quais são as contribuições oferecidas pelos diferentes grupos étnicos ao patrimônio sociocultural brasileiro.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la fábula a seguir y responde las cuestión. El lobo y el perro Se encontró un lobo con un corpulento perro sujeto por un collar, y le preguntó: -- ¿Quién te ha encadenado y quién te ha alimentado de esa forma? -- Mi amo, el cazador -- respondió el perro. -- ¡Qué los dioses nos libren a los lobos de semejante destino! Prefiero morir de hambre a tener que cargar tan pesado collar. Vale más el duro trabajo en libertad, que el placer en esclavitud. http://edyd.com/Fabulas/Esopo/E68LoboPerro.htm
¿Quién es el responsable la crueldad con el perro?
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia as informações e analise os mapas a seguir. A origem do mapa remonta há aproximadamente 4.500 anos. Antes de saber escrever, o homem já fazia desenhos para representar o espaço em que vivia. Os mapas, baseados em princípios científicos, começaram a ser feitos na época Eratóstenes de Cirene (-275/-195), mas somente após Ptolomeu (100/170) projeções adequadas para a representação de pontos geográficos no plano foram desenvolvidas.
A partir das informações, podemos inferir que, nos mapas de Ptolomeu e Isidoro,