(UFRGS) Considere ABCDEFGH um paralelepípedo reto-retângulo conforme representado na figura abaixo.
Se as arestas do paralelepípedo medem 3, 6 e 10, o volume do sólido ACDH é:
Questões relacionadas
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UNISC) Todas as células procarióticas apresentam a mesma estrutura básica e, embora menos complicadas do que as células eucarióticas, são funcionalmente complexas, realizando milhares de transformações bioquímicas.
Assinale a alternativa que mostra uma estrutura ou elemento não encontrado nos procariotos.
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papel color set de várias cores
PROCEDIMENTOS
- Antes de iniciar a aula o professor deverá recortar várias fichas no tamanho A4, de
diversas cores.
- O professor vai levar as crianças para fora da sala de aula, nos jardins da escola, no
pátio ou em alguma praça.
- O importante é ser um lugar que tenha muitas cores.
- O professor vai pedir as crianças para observarem a natureza ao seu redor, a cor das
nuvens, flores, céu, sol, troncos das árvores, gramas, cor da terra, da areia, etc.
- O professor deverá apresentar as ficha coloridas para as crianças, questionando-as
que cores são. Esta etapa é importante para que o professor possa visualizar os
conhecimentos das crianças acerca das cores que sabe e assim, planejar as próximas
etapas de modo que eles ampliem seu vocabulário e o conhecimento de uma
variedade de cores.
- O professor vai explicar que tudo ao nosso redor, tem cor. Algumas parecidas e
outras não.
- O professor vai pedir para que as crianças olhem ao seu redor e observem quantas
coisas de diferentes cores existem.
- Então, realizará a seguinte dinâmica com as crianças: levantará uma das fichas
coloridas , solicitando que as crianças digam o nome da cor e indiquem algum objeto
de mesma cor em seu ambiente. Caso as crianças não tenham ainda o conhecimento
de alguma cor, o professor poderá dizer o nome da cor e seguir com a dinâmica.
Por exemplo: o professor levanta a cor azul. Aqueles que sabem o nome dizem azul.
Em seguida as crianças apontam ou indicam algum objeto que tenha a cor azul, seja o
uniforme, a caneta, o céu, a parede pintada , etc.
- O professor poderá comparar as cores indicadas pelas crianças, para que possam
perceber as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Para isso poderá
questioná-los:
. o azul da caneta é o mesmo do uniforme?
. qual é o mais forte ou mais fraco?
. qual o mais claro ou mais escuro?
- Para fixar a atividade o professor poderá fazer a brincadeira “Pique das cores”.
- Primeiro define-se quem será o pegador. Este escolherá uma cor e gritará para os
demais , por exemplo: Vermelho! Os demais participantes deverão correr e tocar em
algum objeto da cor solicitada. Aqueles que tocarem na cor, não poderão ser pegos.
Caso o pegador capture uma das crianças antes que ela possa encostar na cor
solicitada, esta vira o novo pegador, devendo escolher outra cor para que a
brincadeira continue.
- Vai ser uma aula super animada e super legal.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/cruzada-movimentos.htm>. Acesso em: 25 nov. 2012.
- Apresente pelo menos duas mudanças econômicas introduzidas na Europa após o movimento de Cruzadas.
- Explique por que estas mudanças contribuíram para a crise do Feudalismo.
- História - Fundamental | 01. Minha vida de criança
A) Baseado na vida de Vinicius de Moraes, quais os bens culturais que o poeta nos deixou?
B)Qual o tipo de fonte histórica?
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2005 1ª FASE) Observe o mapa.
Adapt. CASTELLS, 2001
Com base no mapa, assinale a alternativa correta.