A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) tem variado muito ao longo do processo de urbanização brasileira. Sobre tais variações, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 19
Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto
- Ciências - Fundamental | 04.11. Fungos
Ao preparar o café da manhã, Luciano percebeu que o pão estava com algumas manchas esverdeadas, como as da imagem abaixo:
Ele aprendeu nas aulas de Ciências que essas manchas são:
- História | 3.2 Era Vargas
Podeis interrogar, talvez: quais são as aspirações das massas obreiras, quais os seus interesses? E eu vos responderei: ordem e trabalho! Em primeiro lugar, a ordem, porque na desordem nada se constrói; porque num país como o nosso, onde há tanto trabalho a realizar, onde há tantas iniciativas a adotar, onde há tantas possibilidades a desenvolver, só a ordem assegura a confiança e a estabilidade. O trabalho só se pode desenvolver em ambiente de ordem.
Discurso de Getúlio Vargas, pronunciado no Palácio da Guanabara, no dia do Trabalho (1º de Maio, 1938). BONAVIDES, P.;
AMARAL, R. Textos políticos da História do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O discurso de Getúlio Vargas, proferido durante o Estado Novo, envolve uma estratégia política na qual se evidencia
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Texto 6
Cogumelo que emite luz
Um grupo de cientistas da USP e de universidades americanas encontrou, no Piauí, um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. Maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo, o Neonothopanusgardneri foi tema da Revista Mycologia. A classificação foi feita pelo botânico George Gardner, quando viu garotos brincando com o que pensou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje fi ca a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado ainda hoje pela comunidade local de flor de coco , as buscas por essa espécie luminosa acontecem em noites de lua nova, com as lanternas desligadas.
Uma das teses consideradas para o fenômeno é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.
Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 estão presentes no Brasil.
(Adaptado de: “Cogumelo que emite luz”. Revista Quanta. Ed. Segmento.)
O tema do texto que você acabou de ler é este:
- Filosofia | 3. Medieval
Quem se mete pelo caminho do pedido de perdão deve estar pronto a escutar uma palavra de recusa. Entrar na atmosfera do perdão é aceitar medir-se com a possibilidade sempre aberta do imperdoável. Perdão pedido não é perdão a que se tem direito [devido]. E com o preço destas reservas que a grandeza do perdão se manifesta.
RICOEUR, P. O perdão pode curar. Disponível em: www.lusosofia.net. Acesso em: 14 out. 2019.
A reflexão sobre o perdão apresentada no texto encontra fundamento na(s):