(FUVEST) Uma pirâmide tem como base um quadrado de lado 1, e cada uma de suas faces laterais é um triângulo equilátero. Então, a área do quadrado, que tem como vértices os baricentros de cada uma das faces laterais, é igual a:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.2 Migração
Os refugiados são pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguições. Com frequência, cruzam fronteiras internacionais para buscar segurança nos países mais próximos e então se tornarem refugiados reconhecidos internacionalmente, com acesso à assistência dos Estados, do ACNUR e de outras organizações. [...] Os migrantes escolhem se deslocar não por causa de uma ameaça direta de perseguição ou morte, mas principalmente para melhorar sua vida ou por outras razões. À diferença dos refugiados, que não podem voltar ao seu país, os migrantes continuam recebendo a proteção do seu governo. EDWARDS, Adrian. Refugiado ou migrante? O ACNUR incentiva a usar o termo correto.
A diferenciação entre os termos, apresentada anteriormente, leva à percepção de que cresceu o índice de refugiados saindo do(a)
- Matemática | 05. Matrizes
(MACKENZIE) Se a matriz .é simétrica, o valor de x é:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Leia o texto a seguir:
Ilha
Impregnada de salitre
com suas luzes
de mercúrio
metalíquido
mais líquido é o corpo
o corpo é a solução
eletrolítica
eu e a ilha
a ligação
é o sal fortaleza de sal.
A expressão em negrito corresponde, quimicamente, a uma solução formada por:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Ao reconhecer que as provas e testemunhos muitas vezes entravam em conflito e que a melhor maneira de resolvê-los era quantificar a inevitável incerteza, os romanos criaram o conceito da meia prova, que se aplicava aos casos em que não havia razões convincentes nem para se crer nem para se duvidar de evidências ou testemunhos. Em alguns casos, a doutrina romana incluía até mesmo graus mais refinados de prova, como no decreto eclesiástico de que “um bispo não deve ser condenado, a não ser com 72 testemunhas… um padre ou cardeal não deve ser condenado, a não ser com 44 testemunhas; um diácono ou cardeal da cidade de Roma, com 36 testemunhas; um subdiácono, acólito, exorcista, leitor ou hostiário, com sete testemunhas”. Para ser condenado sob essas regras, além de cometer o crime, a pessoa teria também que vender ingressos para o espetáculo.
MLODINOW, L. O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2010 (adaptado).
A situação descrita no texto apresenta uma característica de justiça que, nos dias atuais, é combatida por ser considerada contrária aos princípios democráticos. Trata-se da
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UESC) O gráfico expressa a relação entre a frequência respiratória humana e a variação do pH sanguíneo como consequência da produção de íons bicarbonato, a partir da concentração de CO2 presente no sangue.
Em relação a esses dados e com base nos conhecimentos sobre fisiologia da respiração, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O aumento da frequência respiratória faz deslocar o equilíbrio de formação de íons bicarbonato para o consumo de H+, aumentando, assim, o pH sanguíneo.
( ) A diminuição da frequência respiratória favorece o aumento da acidose sanguínea por provocar consumo excessivo do gás carbônico nas reações bioenergéticas.
( ) A produção de íons bicarbonato é diretamente proporcional ao aumento do pH sanguíneo durante o processo de alcalose.
( ) Durante a diminuição da concentração de gás carbônico no sangue, o equilíbrio na formação de íons bicarbonato é deslocado para a produção de água e CO2, com consequente aumento do pH sanguíneo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a