(FUVEST) Cada aresta do tetraedro regular ABCD mede 10. Por um ponto P na aresta passa o plano ᵅ paralelo às arestas e Dado que AP = 3, o quadrilátero determinado pelas interseções de ᵅ com as arestas do tetraedro tem área igual a:
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(UNIT MACEIÓ) Um ponto material descreve movimento circular uniforme com velocidade linear de 3,0 m/s, com raio de curvatura de 1,5 m. Considerando-se que não existem forças de atrito atuando no sistema, conclui-se que o módulo da aceleração nesse trecho é igual, em m/s², a
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis.
A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(UNESP) A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Praticamente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Enquanto objeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela não serve para nada, ela vale por si. As hierarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem à razão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de arte tomadas enquanto tais. Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim recusar também à arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobrecimento do mundo
(Antônio Cícero. “A autonomia da arte”. Folha de São Paulo, 13.12.2008)
De acordo com a análise do autor,
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
S.O.S Português
Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.
S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, nº- 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).
O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas linguísticas próprias do uso:
- Matemática | 12.1 Triângulos
Os geradores eólicos são máquinas capazes de transformar a energia cinética dos ventos em energia elétrica.
Admita que as hélices do gerador mostrado têm 35 m de comprimento cada, ou seja, em rotação, as pontas descrevem uma circunferência de diâmetro aproximado de 70 m. Sabendo que as pontas das hélices são igualmente espaçadas, então a figura plana formada ao ligarmos os pontos A, B e C é um triângulo