A imagem mostra o Relógio Municipal de Manaus.
Considere dois pontos nos ponteiros desse relógio, um deles, M, situado na extremidade do ponteiro dos minutos e outro, H, situado na extremidade do ponteiro das horas, cujo comprimento é menor do que o dos minutos.
Com relação às velocidade escalares e angulares desses pontos, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa a seguir la invitación de cumpleaños de Paquito.
Disponible en: <http://charhadas.com/ideas/17059-invitaciones-personalizadas-para-cumpleanos-en-susiko> Acceso el: 06 mar.2014.
Al leer la invitación del cumpleaños de Paquito, contesta a las siguientes cuestiones.
A) ¿Cuál es el día y la hora de la fiesta?
B) ¿Dónde será realizada la fiesta?
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo
Viajo Curitiba das conferências positivistas, elas são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro; do tocador de realejo que não roda a manivela desde que o macaquinho morreu; dos bravos soldados do fogo que passam chispando no carro vermelho atrás do incêndio que ninguém não viu, esta Curitiba e a do cachorro-quente com chope duplo no Buraco do Tatu eu viajo. Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? quem não foi? foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo. Curitiba sem pinheiro ou céu azul, pelo que vosmecê é — província, cárcere, lar —, esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo.
TREVISAN, D. Em busca de Curitiba perdida. Rio de Janeiro: Record, 1992.
A tematização de Curitiba é frequente na obra de Dalton Trevisan. No fragmento, a relação do narrador com o espaço urbano é caracterizada por um olhar
- Arte - Fundamental | 01. Retrato e autorretrato
Retratos de antigamente
Materiais:
- Lápis 2B;
- Folhas de papel-ofício A4;
- Espelhos.
Atividade:
Esta atividade tem dois objetivos muito importantes: desconstruir a autocensura dos alunos no ato de desenhar e desenvolver a percepção da observação do rosto humano. Antes da fotografia, era pelo desenho e pela pintura que os artistas retratavam as pessoas e eles mesmos. Para inspirar, você pode mostrar para os alunos alguns autorretratos famosos, como os de Van Gogh ou Rembrandt.
1 - A primeira etapa da atividade será feita em grupos de quatro mesas: duas de frente para as outras duas. Serão feitos desenhos de 3 minutos. O aluno deverá observar e desenhar seu colega à frente, porém utilizando a mão esquerda (direita para os canhotos). Não poderá usar borracha. Devem ser feitos traços livres e soltos. Terminado um desenho, as duplas trocam de lugar, de maneira que cada um tenha desenhado três. Cada desenho feito deve ser assinado da seguinte forma "Fulano retratado por sicrano", e entregue ao professor.
Nessa parte, a aula deve ser interrompida para um pequeno debate sobre a experiência que cada um teve. É comum vários alunos comentarem sobre o descontrole com relação à mão, sobre os desenhos não terem ficado parecidos com as pessoas retratadas, etc. Mas todos os desenhos ficam muito interessantes. De qualquer modo, no início da atividade, enfatize que é um exercício e que não "precisa ficar bom".
2 - Para a segunda etapa, os espelhos, daqueles de moldura laranja, para ver o rosto, devem ser distribuídos, pode ser um por mesa ou por pessoa, dependendo da quantidade de material disponível. Os alunos agora devem fazer autorretratos a lápis, com tempo maior e podem consultar o espelho sempre que precisarem. Cada aluno deve assinar seu trabalho como "Autorretrato por Fulano".
3 - Monte uma exposição com os quatro desenhos de cada aluno. Comparem, conversem, discutam. Procurem por diferenças e similaridades.
- Geografia - Fundamental | 04.1. O bairro onde eu moro
Assinale a alternativa correta sobre a localização dos elementos fixos da figura.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Considerando os conceitos de produtividade energética nas cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.