(EEAR) Um escultor irá pintar completamente a superfície de uma esfera de 6m de diâmetro, utilizando uma tinta que, para essa superfície, rende 3m² por litro. Para essa tarefa, o escultor gastará, no mínimo, _____ litros de tinta. (Considere π ≡ 3)
Questões relacionadas
- Física
Hoje, ninguém consegue imaginar umaresidência sem eletrodomésticos (aparelhode TV, aparelho de som, geladeira, máquina de lavar roupa, máquina delavar louça, etc).
Uma enceradeira possui forçacontra-eletromotriz de 100 V.
Quando ligada a uma tomada de 120 V eladissipa uma potência total de 40 W. Nestas condições, a resistência interna daenceradeira, em ohms, vale:
- Matemática | 15.1 Ponto
(ESPM) O gráfico abaixo é formado por 3 segmentos de retas consecutivos.
Sabe-se que:
I. A reta que contém o segmento AB tem coeficiente linear igual a 4.
II. O coeficiente angular do segmento BC vale metade do coeficiente angular do segmento AB.
III. A ordenada do ponto D é da ordenada do ponto C.
IV. O coeficiente angular do segmento CD é igual a -1.
Podemos concluir que a abscissa do ponto D vale:
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
A Verdadeira Solidão.
[...] A grande novidade é que há pouco tempo foi descoberto um ser vivo que vive absolutamente sozinho em seu ecossistema. Nenhum outro ser vivo é capaz de sobreviver onde ele vive. É o primeiro ecossistema conhecido constituído por uma única espécie.
(Fernando Reinach. O Estado de S.Paulo, 20.11.2008.)
O autor se refere à bactéria Desulforudis audaxviator, descoberta em amostras de água obtida 2,8 km abaixo do solo, na África do Sul.
Considerando-se as informações do texto e os conceitos de ecologia, pode-se afirmar corretamente que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
A adolescência está mais complexa
Estou sempre em contato com pais, avós e educadores formais e recebo deles, pessoalmente ou pela internet, muitas questões, dúvidas e angústias que eles vivem em relação aos filhos, netos e alunos. Nos últimos dias, o tema que predominou foram os adolescentes. Vamos, então, refletir sobre essa fase do desenvolvimento. Há até pouco tempo, sabíamos com clareza conceituar a adolescência: um período de transformações pessoais, sociais, emocionais, psicológicas e, principalmente, de concepção a respeito de si mesmo e da vida, que resultava em mudanças de comportamento. A puberdade – as alterações físicas dessa etapa – antecedia a adolescência e a precipitava. E agora? Primeiramente, essa etapa da vida foi prolongada: não termina mais perto dos 20 anos, com a entrada na maturidade adulta. Hoje, podemos considerar a adolescência até mais ou menos os 25 anos, e olhe lá! Seu início também foi antecipado: não depende mais da puberdade, pois pode se iniciar bem antes. Outra questão importante foi a mudança na busca da privacidade do adolescente. Quem não se lembra dos melhores amigos dessa época da vida, ou dos diários, escritos – e escondidos – com dedicação? Pois esses foram recursos que os adolescentes já usaram para construir sua privacidade em relação à família. Hoje, a situação ficou complexa: com a internet, os diários – com fotos e tudo o mais – passaram a ser expostos publicamente, não mais compartilhados apenas com a(o) melhor amiga(o) ou escondidos. E os pais? Ah! Eles fazem de tudo para que os filhos contem a eles todos os detalhes da sua vida. [...] Eles ultrapassam todos os limites possíveis? Vamos repactuar a relação com eles, verificar como demos oportunidade para que tenham feito o que fizeram. Sempre há essa possibilidade! Mas vamos, principalmente, entender essa crise como um pedido de socorro, que eles têm tanta dificuldade em simbolizar. Essa é a companhia que eles precisam, e que podemos oferecer! SAYÃO, Rosely. Folha de S. Paulo, 14 jun. 2016. (Fragmento)
Esse texto se classifica como artigo de opinião porque defende o posicionamento crítico do autor a respeito de um tema. A passagem que apresenta um ponto de vista explícito é:
- História | 2.1 Primeiro Reinado
A Constituição representava um avanço, ao organizar os poderes, definir atribuições, garantir direitos individuais. O problema é que, sobretudo no campo no campo dos direitos, sua aplicação seria muito relativa. Aos direitos se sobrepunha a realidade de um país onde mesmo a grande massa da população livre dependia dos grandes proprietários rurais, onde só um pequeno grupo tinha instrução e onde existia uma tradição autoritária.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2015. VOT2020.
Outorgada por D. Pedro I, a Constituição de 1824 demonstrava uma realidade brasileira baseada em