Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente, de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização da paisagem.
(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”. In: Revista Estudos Avançados, no 91, setembro/dezembro de 2017.)
Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada aos rios é
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(EXPCEX) Na ânsia pelo "elixir da longa vida", por volta do século I, alquimistas descobriram acidentalmente a Pólvora, referenciada em textos de Alquimia pelos avisos quanto aos cuidados para não se misturarem certos materiais uns com os outros. A pólvora, mais conhecida desde o final do século XIX como pólvora negra, é uma mistura química que queima com rapidez. Foi extensamente utilizada como propelente em canhões e armas de fogo e atualmente ainda é empregada em artefatos pirotécnicos. Nitrato de potássio, enxofre e carvão (carbono) são os constituintes da pólvora negra. Sobre as espécies constituintes da pólvora negra afirma-se que
Dados: Número Atômico: K = 19; N = 7; O = 8; S = 16; C = 6.
I. o nitrato de potássio é classificado como uma base segundo a teoria de Arrhenius;
II. a 25ºC e 1atm a variedade alotrópica mais estável do carbono é a grafite e a do enxofre é a rômbica;
III. a fórmula do nitrato de potássio é KNO2
IV. o enxofre é um metal radioativo que pertence à família 6A (16) da tabela periódica;
V. o átomo de carbono (6C) estabelece 4 ligações químicas e possui a variedade alotrópica diamante, substância natural de alta dureza;
Estão corretas apenas as afirmativas
- Física | B. Resistores
(UNIT) Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, surge uma corrente elétrica entre esses pontos cuja intensidade é função da diferença de potencial e da resistência elétrica entre esses pontos. Ao contrário do que muitos pensam, as correntes elétricas mais perigosas são aquelas que têm intensidades relativamente mais baixas, podendo ser obtidas em eletrodomésticos comuns que funcionam a 110V e 220V.
Considerando-se que a resistência elétrica entre as orelhas é, aproximadamente, de 100,0Ω para uma ddp de 110V, a intensidade da corrente elétrica que irá fluir entre elas, em A, é igual a
- Geografia | 2. Cartografia
O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem "extensões" ou "contrações", que resultam em distorções ou "rasgos". Diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de alcançar resultados que possuam certas propriedades favoráveis para um propósito específico.
Adaptado de IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.
Para o propósito específico de reduzir as distorções tanto de forma quanto de área dos continentes, os resultados mais adequados são alcançados pela seguinte projeção cartográfica:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Charles Richter e Beno Gutenberg desenvolveram a escala Richter, que mede a magnitude de um terremoto. Essa escala pode variar de 0 a 10, com possibilidades de valores maiores. O quadro mostra a escala de magnitude local (MS) de um terremoto que é utilizada para descrevê-lo.
Descrição
Magnitude local (MS)
(µm . Hz)
Pequeno
0 ≤ MS ≤ 3,9
Ligeiro
4,0 ≤ MS ≤ 4,9
Moderado
5,0 ≤ MS ≤ 5,9
Grande
6,0 ≤ MS ≤ 9,9
Extremo
MS ≥ 10,0
Para se calcular a magnitude local, usa-se a fórmula MS = 3,30 + log(A.f), em que A representa a amplitude máxima da onda registrada por um sismógrafo em micrômetro (µm) e f representa a frequência da onda, em hertz (Hz). Ocorreu um terremoto com amplitude máxima de 2.000 µm e frequência de 0,2 Hz.
Disponível em: http://cejarj.cecierj.edu.br. Acesso em: 1 fev. 2015(adaptado).
Utilize 0,3 como aproximação para log 2.
De acordo com os dados fornecidos, o terremoto ocorrido pode ser descrito como
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT)
Todo processo físico que ocorre no Universo envolve energia e suas transferências ou transformações. Considere uma partícula sendo deslocada ao longo do eixo X sob a ação de uma força que varia conforme a posição, de acordo com o gráfico. Com base nessas informações, é correto afirmar que a variação da energia cinética sofrida pela partícula no intervalo considerado, em J, é igual a