Em 03.04.2017, o jornal El País publicou matéria que pode ser assim resumida:
Os países___________ não têm poder político sobre os demais Estados Partes, mas possuem ferramentas para tentar reconduzir a situação de um membro, caso esse se afaste dos princípios do Tratado de Assunção, assinado em 1991. Nessa perspectiva, insere-se a aplicação da cláusula democrática do bloco sobre a_______________ , em função da crise política, institucional, social, de abastecimento e econômica que atravessa o país.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 2.04 Formação do Plural e Acentuação
(UEPB) Acuarela
(Toquinho)
(versión de la cantante Nuría Fergó)
En los mapas del cielo,
el sol siempre es amarillo
y nubes, la lluvia
no pueden velar tanto brillo
ni los árboles nunca podrán ocultar el camino.
de su luz hacia ei bosque
profundo de nuestro destino.
Esa hierba tan verde, se ve como un manto lejano,
que no puede escapar,
que se puede alcanzar, sólo con volar,
1Siete mares he surcado.
siete mares color azul.
Yo soy nave, voy navegando,
y mi vela eres tú...
2Bajo el agua veo peces de colores,4van donde quieren, no los mandas tú..
Sobre un tramo de via,
cruzando un paisaje de ensueño,
en un tren que me Ileva de nuevo a ser muy pequeño,
de una América a otra,
tan sólo en cuestión de un segundo,
basta con desearlo
y podrá recorrer todo el mundo...
Un muchacho que trepa,
que trepa a lo alto de un muro,
si se siente seguro,
verá su futuro con claridad...
Y el futuro, es una nave,
por el tiempo volará,
yo soy nave, voy navegando
Y mi vela eres tú.
3Piensa que el futuro es una acuarela
Y tu vida un lienzo que colorea.http://www.vagalume.com.br/nuria-fergo/acuarela.htmI#ixzzIz8DHmzm
Escoge Ia opción que corresponde al singular de “Bajo el agua veo peces de colores” (ref. 2).
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Leia o poema a seguir.
Em relação ao poema, considere as afirmativas a seguir.
I. O termo "impressão" tem duplo sentido no texto.
II. Há uma supressão do termo "corpo", no poema, em decorrência da concisão.
III. O desenho da fonte escolhida para o verbo reforça a ideia de dinamicidade.
IV. A forma da fonte empregada no final do poema desfaz a carga erótica do início.
Assinale a alternativa correta.
- Química | 3.8 Bioquímica
Nos tempos atuais, grandes esforços são realizados para minimizar a dependência dos combustíveis derivados de fontes fosseis, buscando alternativas como compostos provenientes de fontes renováveis, biodegradáveis e que causem menos impacto na atmosfera terrestre. Um combustível! renovável ( X ) de grande importância econômica a obtido a partir da equação genérica:
Sacarose --> C6 H12O6 --> X + CO2
Com base na equação, o referido combustível renovável é o:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada.
O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai propor aos alunos uma atividade para eles entenderem de formação
de uma linha. Para isso, ele deverá ou imprimir as silhuetas abaixo ou pedir aos
alunos para criarem seus desenhos utilizando um papel preto.
- O professor vai pedir aos alunos para criar uma silhueta ou o professor pode
imprimir as que estão disponíveis no final desta atividade. Para imprimir, use um
papel mais encorpado que a folha A4 normal. Isso porque, com o uso da aquarela, o
papel mais pesado resiste melhor, não formando ondulações.
- Uma vez que tenha as silhuetas prontas, cubra-as com fita crepe a partir da parte
inferior do guarda-chuva. Isso é importante para proteger a imagem e dar o efeito
final.
- Falar com os alunos para não pressionar muito a fita crepe, para não rasgar o
desenho quando for tirar.
- Coloque a folha, já preparada em um cavalete.
- Misture as aquarelas líquidas em uma paleta e com o uso de um conta-gotas, coloque
gotas de tinta na parte superior do papel e deixe escorrer naturalmente.
- Essa é a forma correta de formar o efeito de chuva. Ao terminar, tire a fita crepe .
Fonte: http://www.criandocomapego.com/pintando-chuva-uma-atividade-de-arte-para-criancas/
OBS: Se na escola não tiver cavaletes disponíveis para todo os alunos, segue sugestão
para confecção:
Fonte: Fonte: https://www.macetesdemae.com/ideias-para-atividades-e-oficinas-em-festas-infantis-que-voce-pode-fazer-em-casa/
Silhuetas para imprimir
Fonte: http://www.criandocomapego.com/pintando-chuva-uma-atividade-de-arte-para-criancas/