Um grave problema que algumas cidades enfrentam hoje é a poluição atmosférica que surge de atividades geradas pelo ser humano (antropogênicas), pois elas podem aumentar a quantidade de alguns componentes que existem no ar em pequena quantidade.
Considerando a composição do ar atmosférico seco, pode-se afirmar corretamente que o gás presente em maior proporção e o gás decorrente de atividades antropogênicas, que é um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa, são, respectivamente.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.1 Introdução
Alguns brasileiros têm o hábito de trocar de carro a cada um ou dois anos, mas essa prática nem sempre é um bom negócio, pois o veículo desvaloriza com o uso. Esse fator é chamado de depreciação, sendo maior nos primeiros anos de uso.Uma pessoa realizou uma pesquisa sobre o valor de mercado dos dois veículos (X e Y) que possui. Colocou os resultados obtidos em um mesmo gráfico, pois os veículos foram comprados juntos.
Disponível em: www.carrosnaweb.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).
Após a pesquisa, ela decidiu vender os veículos no momento em que completarem quatro anos de uso.
Considerando somente os valores de compra e de venda dos veículos por essa pessoa, qual a perda, em reais, que ela terá?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O trecho a seguir foi extraído de uma narrativa ficcional ambientada no período Neolítico e trata de conflitos entre dois grupos que estão separados por um rio, um liderado por Rei e outro por Lalo. [...] Rei anda ainda com armas antigas, a velha lança de ponta de chifre afiado, o velho arco pesado, com flechas finas de matar passarinho, enquanto os outros [liderados por Lalo] já têm arcos de madeiras muito mais leves e firmes, que lançam muito longe flechas que matam até bichos grandes. E têm também as espadas, feitas duma pedra que derrete num pote no fogo e, quando volta a esfriar, toma a forma do pote. Bronze, chamam, podem fazer de bronze facas e espadas que cortam fácil tanto um cabelo como um pescoço. [...] Num lado do rio, o povoado cresce com gente de paz vinda de todos os vales, como no outro lado do rio cresce o bando de Lalo [...]. No tempo seco, quando o rio baixa, atravessam o rio para saquear plantações, atacar aqui ou ali – mas o povoado [de Rei] sempre se defende. A cada vez, no entanto, a luta custa mais e mais homens [...]. Pellegrini, Domingos. No começo de tudo. São Paulo: Nova Alexandria, 2002. p. 112-113.
Enunciado:
De acordo com essa narrativa, o bando de Lalo tinha vantagem em relação aos habitantes do povoado vizinho. Essa vantagem existia porque o grupo de Lalo:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Papel color-set nas cores: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde , branco e preto
- Cola
- Tesoura
- Impressão da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
MARTINS, Aldemir, Gato Vermelho. 1995
Acrílica sobre tela: color 46 x 55 cm
- Desenho ou Xerox em preto e branco da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
(somente o contorno)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar as crianças em grupo de 04.
- O professor vai distribuir para cada grupo a imagem da foto que vai ser trabalhada, junto
com o xerox/desenho desta mesma imagem.
- Distribuir o material para as crianças.
- Entregar os papéis color set , a cola e a tesoura.
- Pedir para as crianças para recortar pequenos quadradinhos no papel color-set , de todas as
cores.
- Pedir as crianças para observarem a imagem do “Gato Vermelho” e começarem a montar
(colar) um mosaico utilizando muitas cores, inspirado na obra de Aldemir Martins.
- As crianças deverão identificar as cores , recortar o papel e colar,
- O professor deverá instruir as crianças quanto ao tamanho do recorte no papel ,de forma
que fique proporcional ao desenho, observando as linhas e suas limitações.
Fonte: http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
- Incentivar as crianças a preencherem o desenho todo, inclusive nas partes externas
do papel .
- No final da atividade o professor deverá montar uma exposição junto com os alunos na sala
de aula.
Fonte:http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Biologia | A. Digestão
Os órgãos componentes do sistema digestório estão adaptados ao habito alimentar e aos tipos de alimento ingerido.
No caso dos mamíferos ruminantes, o estômago é dividido em câmaras. Sobre estas câmaras, analise as afirmativas.
I. Ao ser reingerido pelos ruminantes, os alimentos passam por uma câmara denominada abomaso ou coagulador, onde o excesso de água é absorvido, representada pelo número III na figura.
II. A câmara representada pelo número I se refere ao barrete ou retículo, onde há glândulas salivares semelhantes à da boca e com mais bactérias, que continuam a digestão da celulose.
III. O caminho realizado pelo alimento, ao ser ingerido pelos ruminantes, segue, de acordo com os números expostos na figura, a seguinte ordem: IV, I, III e II.
IV. O número II se refere ao omaso ou folhoso, onde o alimento recebe ácido clorídrico e pepsina, digerindo proteínas e bactérias que chegam a ele.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa los espacios en blanco, poniendo los verbos entre paréstesis en el condicional.
A) Si supieras lo mucho que te amo
____________ (saber) que doy mi vida por ti
si supieras que no es demasiado
cuando digo que eres mi existir.
Disponible en: <http://www.dicelacancion.com/letra-si-supieras-juan-david-rodriguez.>. Acceso el: 19 mar. 2014. (Fragmento)
B) Si fuera fácil, si fuera tan fácil
yo ____________(estar) deseándote suerte
no ____________ (tener - yo) estas ganas de verte
pero no es tan fácil.
Disponible en: < http://www.musica.com/letras.asp?letra=939442>. Acceso el: 19 mar. 2014. (Fragmento)