O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento de água sobre a Terra, analisando seu aproveitamento e os impactos causados por sua constante movimentação. As inundações, frequentes em muitas cidades, são consequências do desequilíbrio nesse ciclo.
Disponível em <http://www.em.ufop.br/deciv/departamento/~carloseduardo/1Escoamento% 20Superficial.pdf> Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).
O fator que NÃO causa esse desequilíbrio é a(o):
Questões relacionadas
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
(UERN) Sejam as funções f(x) = x - 3 e g(x) = x2 - 2x + 4. Para qual valor de x tem f(g(x)) = g(f(x))?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El cine y el movimiento
[1] En 1907, en La Evolución Creadora, Bergson nos
ofrece una de sus tesis sobre el cine y su relación con el
movimiento. El cine procede, en efecto, con dos datos
[4] Complementarios: Cortes Instantáneos Llamados Imágenes; ONU
movimiento o un tiempo impessoal, uniforme, abstracto,
invisível o imperceptível, que está "en" el aparato y "con" el cual
[7] Se hace desfilar las imágenes. El cine nos presenta, pues, un falso
movimiento, es el ejemplo típico del falso movimiento. Mas Earthshaker
curioso que Bergson imponga un nombre tan moderno y reciente
[10] — cinematográfica — a la más vieja de las ilusiones. En efecto,
dice Bergson, cuando el cine reconstruye el movimiento con
cortes inmóviles, no hace sino lo que hacía ya el pensamiento más
[13] antiguo — las paradojas de Zenón —, o lo que hace la percepción
natural. En este aspecto, Bergson se distingue de la
fenomenología, para la cual el cine rompería más bien con las
[16] Condiciones de la percepción natural. "Tomamos vistas casi
instantáneas sobre la realidad que pasa, y, como ellas son
características de esa realidad, nos basta con ensartarlas a lo largo
[19] De un devenir abstracto, uniforme, invisible, situado al fondo del
aparato del conocimiento... La percepción, la intelección, el
Lenguaje proceden en general así. Se trate de pensar el devenir, o
[22] De expresarlo, o incluso de percibirlo, no hacemos otra cosa que
accionar una especie de cinematógrafo interior." ¿Deberá
entenderse que, según Bergson, el cine sería tan sólo la
[25] Proyección, la reproducción de una ilusión constante, universal?
¿Como si siempre se hubiese hecho cine sin saberlo? Pero
entonces son muchos los problemas que se plantean, y ante todo,
[28] La reproducción de la ilusión, ¿no es también, en cierta manera, su
corrección? ¿Se puede concluir de la artificialidad de los medios
la artificialidad del resultado?
Gilles Deleuze. La imagen-movimiento. Estudios sobre cine, 1990 (con adaptaciones).
Basándose en el texto de arriba, juzgue lo ítem siguiente.
Según Bergson, el cine se fundamenta en un movimiento falso.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Com base no diálogo entre Jon e Garfield, expresso na tirinha, e nas Leis de Newton para a gravitação universal, assinale a alternativa correta:
- História | 5.7 Iluminismo
(UFPA) O texto abaixo recupera uma obra iluminista dirigida por Denis Diderot e Jean Le Rond d’ Alembert em 1772 na França intitulada de Enciclopédia ou Dicionário racional das ciências, das artes e dos ofícios. No texto afirma-se que: na Enciclopédia não havia área do engenho humano que não tivesse sido coberta. Ali se observava a confiança de que os homens eram, ou poderiam ser em breve, senhores de seu próprio destino, que poderiam moldar o mundo e a sociedade de acordo com as suas conveniências e vantagens. Era o poder da razão. Por isso mesmo a Enciclopédia não foi universalmente aceita. Poderes absolutistas civis e religiosos foram seus combatentes.
(DENT, N. J. H.. Dicionário de Rousseau. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, p. 125. Texto adaptado).
A Enciclopédia proposta por homens iluministas como Diderot e D’Alembert foi criticada no contexto francês do final do século XVIII, porque nesse momento o absolutismo e razão significavam
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Nós possuímos, no nosso cérebro, circuitos de reconhecimento de padrões que nos fazem enxergar um mundo cheio de geometria. Em outras palavras, o inconsciente cria significados para as formas e se conhecermos a "linguagem da mente", podemos descobrir alguns significados ocultos.
Então vamos a alguns desses significados:
Triângulo para baixo: Passa a ideia de mobilidade
Triângulo para cima: Representa sucesso, dinamismo e estabilidade
Vejamos os exemplos: A Leroy Merlin e a Dicico, duas lojas de materiais de construção, usam o triângulo para cima indicando sucesso com estabilidade, para passar a ideia de construção com solidez.
A Top Asiole Comunicações, que é uma agência de comunicação e marketing, usou o triângulo para mostrar sua capacidade de conduzir os clientes ao sucesso com dinamismo.
O retângulo em pé reforça a ideia de crescimento e sustentação.
O HSBC, além de usar o quadrado como base, trabalha com triângulos em várias direções, o que leva a juntar as definições: mobilidade, sucesso, dinamismo e estabilidade.
Considerando um dos triângulos da “Asiole Comunicações” como o esquematizado a seguir, calcule o valor dos ângulos representados pelas incógnitas x, y, z e t , sabendo que o segmento é bissetriz do ângulo  do triângulo ABC.