Os chamados rios voadores são correntes de ar carregadas de vapor de água. A imagem representa a dinâmica desses rios em parte da América do Sul, sobretudo no Brasil.
Considerando a imagem e o fenômeno dos rios voadores, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
(UTFPR) Leia o texto e assinale a alternativa correta.
“A história de nossa civilização ocidental tem origem no Oriente, por volta de 3000 anos a.C. Certos povos já haviam descoberto a escrita e tinham chegado a um sistema complexo de vida. Desenvolviam diversas atividades organizadas de trabalho, no campo e nas cidades. Tinham uma forma definida de governos e leis (...) tinham, enfim, uma cultura. É o que chamamos civilizações.”
(Hollanda, S. B. A História da Civilização, São Paulo, 1975, p. 11.)
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
A origem da vida, especificamente do planeta Terra, é um assunto que provocou e provoca discussões no mundo todo. O início de tudo ainda é um mistério não desvelado em sua totalidade por nenhuma teoria, sendo tema atual de diversas pesquisas científicas no mundo. As teorias mais aceitas e adotadas para fins de estudo na Biologia atual são aquelas que têm como base o evolucionismo. A teoria que tem como um dos princípios norteadores a Lei da Seleção Natural é o(a):
- Geografia | 6.5 Indústria
(FUVEST 2019 1° FASE) A metropolização de São Paulo foi induzida pela industrialização no século XX. Nas últimas décadas, o deslocamento de parte da indústria da metrópole e o crescimento do setor terciário avançado revelam a primazia do capital financeiro, que se articula com o setor imobiliário e produz, por exemplo, os edifícios corporativos, sede deste terciário.
Carlos, A.F.A. São Paulo: do capital industrial ao capital financeiro. In: Carlos, A.F.A. e Oliveira. A.U. Geografias de São Paulo: a metrópole do século XXI. São Paulo. Adaptado.
Conjuntos comerciais verticais lançados no município de São Paulo de 1992 a 2015
Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio: Embraesp. 2015. Adaptado.
Com base no texto e no mapa, é correto afirmar que
- Matemática | 10. Estatística
O ensaio de capacidade de escrita consiste em submeter amostras de canetas, simultaneamente, nas mesmas condições de operação de certa máquina de escrita, visando medir a quantidade de escrita em metro. A verificação é realizada a cada 150 metros de escrita, com parada da máquina por alguns minutos, para o esfriamento da ponta da caneta, observando possíveis falhas na escrita e esgotamento da tinta. Para esse ensaio, foram selecionadas 10 marcas de caneta. Os resultados podem ser visualizados no gráfico.
Programa de análise de produtos: Relatório sobre análise em canetas esferográficas. Inmetro.
Disponível em: http://www.inmetro.gov.br. Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).
Se uma caneta tiver capacidade de escrita de, no mínimo, 100 metros a mais que a mediana das capacidades de escrita das marcas avaliadas, seu desempenho será classificado como ótimo. De acordo com o gráfico, o total de marcas com desempenho classificado como ótimo foi
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
E: Diva ... tem algumas ... alguma experiência pessoal que você passou e que você poderia me contar ... alguma coisa que marcou você? Uma experiência ... você poderia contar agora ...
I: É ... tem uma que eu vivi quando eu estudava o Terceiro ano científico lá no Atheneu... né.. é:: eu gostava muito do laboratório de química ... eu ... eu ia ajudar os professores a limpar aquele material todo ... aqueles vidros ... eu achava aquilo fantástico ... aquele monte de coisa ... né ... então ... todos os dias eu ia ... quando terminavam as aulas eu ajudava o professor a limpar o laboratório ... nesse dia não houve aula e o professor me chamou pra fazer uma limpeza geral no laboratório ... chegando lá ... ele me fez uma experiência ... ele me mostrou uma coisa bem interessante que ... pegou um béquer com meio d’água e colocou um pouquinho de cloreto de sódio pastoso... então foi aquele fogaréu desfilando... aquele fogaréu ... quando o professor saiu ... eu chamei umas duas colegas minhas pra mostrar a experiência que eu tinha achado fantástico ... só que ... eu achei o seguinte ... se o professor colocou um pouquinho ... foi aquele desfile ... ... imagine se eu colocasse mais ... peguei o mesmo béquer ... coloquei uma colher ... uma colher de cloreto de sódio ... foi um fogaréu tão grande ... foi uma explosão ... quebrou todo o material que estava exposto em cima da mesa ... eu branca ... eu fiquei ... olha ... eu pensei que eu fosse morrer sabe ... quando ... o colégio inteiro correu pro laboratório pra ver o que tinha sido ...
CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.
Na transcrição de fala, especialmente, no trecho “eu branca … eu fiquei … olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe…”, há uma estrutura sintática fragmentada, embora facilmente interpretável. Sua presença na fala revela: