As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo, de duas espécies de Paramecium cultivadas isoladamente e em conjunto. Os resultados desse experimento embasaram o que é conhecido como Princípio de Gause.
Considere o tipo de relação ecológica entre essas duas espécies e indique a afirmação correta.
Questões relacionadas
- Física
Considere uma mola de comprimento inicial igual a Lo e um bloco de massa igual a m conforme a figura 1. Com esses dois objetos e mais uma prancha de madeira, constrói-se um sistema mecânico, em que uma das extremidades da mola foi presa a uma das faces do bloco e a outra extremidade presa a um suporte na prancha de madeira, conforme mostra a figura 2. O sistema permanece em equilíbrio estático após a mola ter sofrido uma deformação x assim que o bloco foi abandonado sobre a prancha. Sabe-se que o coeficiente de atrito estático entre as superfícies de contato do bloco e da prancha é igual a O sistema está inclinado de um ângulo igual a em relação ao plano horizontal e o módulo da aceleração da gravidade, no local do experimento, é igual a g Com base nessas informações, a expressão algébrica que permite determinar o valor da constante elástica k da mola é dada por:
- História
Durante o governo Figueiredo (1979-1985), o processo de abertura política foi aprofundado. A luta pelo fim do regime militar e pela redemocratização mobilizou amplos setores da sociedade. Em 1983, foi proposta uma emenda constitucional que propunha eleições diretas para presidente da República. A partir dai, foi lançada uma campanha denominada “Diretas-Já!”, reunindo centenas de milhares de manifestantes nas ruas. A emenda não foi aprovada, mas estava sedimentado o caminho para a plena democracia.Considerando o período histórico descrito no texto, assinale a opção correta:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
A história conheceu dois grandes títulos para governar os homens: um que se deve à filiação humana ou divina, ou seja, a superioridade no nascimento; e outro que se deve à organização das atividades produtoras e reprodutoras da sociedade, ou seja, o poder da riqueza. As sociedades são habitualmente governadas por uma combinação desses dois títulos.
RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.
O texto evoca duas explicações acerca da legitimidade do governo nas sociedades ocidentais. Na história recente das democracias, o fenômeno que resulta da combinação mencionada aponta a presença de
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto. Los mapuches son uno de los pueblos originarios más numerosos que sobreviven en la actualidad.
Conservan muchas de sus costumbres y en algunas escuelas también se enseña su lengua. ¿Los conocemos?
Mapuches Con una población cercana al medio millón de personas, en Argentina, los mapuches viven en su gran mayoría en la provincia de Neuquén, donde son cerca de un 10% de la población. En el Parque Nacional Lanín, por ejemplo, habitan siete comunidades mapuches. En toda América, es el pueblo indígena que resistió durante más tiempo a la dominación de los españoles, gracias a que estaban organizados con diferentes jefes, en tribus ubicadas en territorios dispersos. Esta resistencia tan fuerte se debió a que, para los mapuches, la tierra es un asunto muy importante: mapuche significa “gente de la tierra” ( mapu: tierra, che: gente). La defensa de su territorio y su cultura es una lucha que la comunidad sigue manteniendo hasta la actualidad. Organización social: Está basada principalmente en la familia y la relación entre ellas. Los grupos de familias relacionados en torno a un antepasado común se denominan lof. Cada uno tiene como jefe a un lonko (cabeza). Además, la conducta social y religiosa está regida por el Admapu (la costumbre de la tierra) que es como un estatuto: el conjunto de tradiciones, leyes y derechos que rigen el comportamiento del pueblo mapuche. Idioma: Antiguamente, su cultura se basaba en la tradición oral, porque no conocían la lectura ni la escritura. Pese a eso su lengua, el mapudungun ( dungun: habla, significa “habla de la tierra”) perdura y hoy se enseña en varias escuelas del país.
Disponible en: <http://www.chicos.net.ar/cole/sociales/originarios/mapuches.html>. Acceso el: 05 nov. 2014. (Fragmento)
Tras leer nuevamente el texto comenta quiénes son los mapuches, sus hábitos y su cultura. Usa el presente de indicativo:
- História | 5.8 Independência dos EUA
(UFRGS) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
A Independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. A declaração da independência dessas colônias sustentava que
1. todos os homens nascem iguais, sendo dotados de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a aspiração à felicidade.
2. a origem de todo o poder reside no povo, cabendo a ele a organização de seu próprio governo.
3. os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda população, extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios.
Quais propostas estão corretas?