Examinando a imagem e considerando as características dos meios de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
Percentual de população por classe social no Brasil (1995 e 2009)
18,5 milhões de pessoas subiram de classe social entre os anos de 1995 e 2009, mostra levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados mostram também que, nos últimos anos, a população de menor renda perdeu importância dentro do conjunto, caindo de participação de 34% no total da população até 1995 para 26% em 2009. Como consequência, as classes média e alta ganharam maior representatividade populacional. A classe média passou de 21,8% de participação em 1995 para 37,4% em 2009. No caso da classe alta, o saldo foi de 31,5% em 1995 para 36,6% em 2009.
Disponível em: www.unicamp.com.br. Acesso em: 28 out. 2011.
Dê um exemplo de atitude pessoal e de uma ação do governo eficazes no combate à pobreza.
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2015 1ª FASE) Um trabalhador de massa m está em pé, em repouso, sobre uma plataforma de massa M. O conjunto se move, sem atrito, sobre trilhos horizontais e retilíneos, com velocidade de módulo constante v. Num certo instante, o trabalhador começa a caminhar sobre a plataforma e permanece com velocidade de módulo v, em relação a ela, e com sentido oposto ao do movimento dela em relação aos trilhos.
Nessa situação, o módulo da velocidade da plataforma em relação aos trilhos é
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UFPR) Ervilhas lisas e rugosas foram estudadas por Gregor Mendel e a característica ervilha rugosa é dita recessiva, uma vez que esse fenótipo não ocorre no heterozigoto, que sempre exibe ervilhas lisas. A mutação presente no alelo recessivo, que determina ervilhas rugosas, é uma inserção de 800 pares de bases na região codifi cadora de aminoácidos do gene que codifica a enzima ramificadora de amido, gene SBE1. A inserção é transcrita juntamente com a região codifi cadora do gene e passa a fazer parte do RNA mensageiro. Texto adaptado do artigo “Dominante ou Recessivo?”, de Regina Célia Mingroni Netto, Genética na Escola, v. 7, n. 2, 2012.
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A proteína traduzida a partir do alelo recessivo é uma enzima ramificadora de amido não funcional.
2. O alelo dominante é transcrito e traduzido, enquanto no alelo recessivo a tradução está bloqueada.
3. O fenótipo recessivo só pode se manifestar em homozigose, pois há o bloqueio da sua tradução pela presença do alelo dominante.
4. Nos heterozigotos, mesmo com metade da quantidade da enzima funcional, a ramificação do amido ocorre normalmente e não há alterações perceptíveis na forma dos grãos de ervilha.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Leia o texto a seguir sobre as relações econômicas entre Estados Unidos e Brasil.
Enviada no auge da campanha eleitoral nos Estados Unidos, uma carta do representante comercial dos EUA, Ron Kirk, com severas críticas à política comercial brasileira foi considerada "inaceitável" pelo destinatário, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota. Na carta, Kirk fala da "preocupação" do governo dos EUA com o aumento de tarifas de importação no Brasil e no Mercosul. Ele cobra a revisão do aumento de tarifas de cem produtos anunciados pelo Brasil na semana passada e o cancelamento da planejada elevação das tarifas para mais cem mercadorias, em outubro.
Disponível em: <http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/geral> Acesso em: 21 set. 2012.
Práticas como a apresentada no texto eram comuns no mercantilismo, cujo objetivo final era
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
Desde tempos antigos, a humanidade convive com episódios de doenças que acometem grande número de pessoas. Porém, para que possamos chamar de “epidemia”, é necessário que algumas características estejam presentes.
Assinale a alternativa que reúne as características de uma epidemia: