Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram adotados para
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS) O objetivo primordial da Física é entender a natureza de forma unificada. Tem-se algumas ideias sobre como unificar as interações fortes com as fracas e eletromagnéticas — a chamada Grande Unificação —, mas isso só pode ocorrer se a gravidade for incluída na equação, o que traz grandes dificuldades. Sabendo-se que a ordem de grandeza da constante de gravitação universal é 10-10N.m²/Kg², da constante eletrostática é 1010N.m²/C², da massa do elétron é 10-30 kg, da massa do próton é 10-27Kg, da carga elétrica elementar é 10-19C, do raio do átomo de hidrogênio é 10-10m a intensidade da atração gravitacional entre um elétron e um próton, no átomo de hidrogênio, é menor que a força de atração elétrica um número de vezes da ordem de
- Física | 3.6 Termodinâmica
(EBMSP)
A figura representa uma transformação termodinâmica da mudança do estado inicial A para o estado final B de uma massa de gás ideal e pode ser feita pelo “caminho” I ou pelo “caminho” II. Uma análise do gráfico, associada aos conhecimentos de termodinâmica, permite concluir:
- Língua Portuguesa
MEDEIA - (de dentro) Ai! Desgraçada de mim e dos meu males. Ai, ai de mim, que fim será o meu?
AMA - Vedes, caros filhos; a vossa mãe o peito se lhe agita e move a ira. Correi depressa para dentro do palácio, e não vos acerqueis da sua vista, nem vos aproximeis, mas defendei-vos do caráter selvagem, temeroso de um ânimo indomável. Ide, então, correi céleres para dentro. (Os filhos de Medeia entram no palácio.) É bem claro, em breve com maior paixão inflamará a nuvem de gemidos que começa a surgir; e que fará, tão malferida, e inaplacável uma alma mordida pela desgraça?
MEDEIA - Ai! Ai! Sofri, desgraçada, sofri males muito para lamentar.Ó filhos malditos de mãe odiosa, perecei com vosso pai, e a casa caia toda em ruínas. Ama Ai ai de mim, desgraçada! Por que entram as crianças na culpa que é do pai? por que os odeias? Ai, filhos, como eu temo que algo sofrais. Duro é dos soberanos o querer e, pouco mandados, podendo muito, dificilmente mudam suas iras. Melhor é o costume de viver na igualdade; a mim me seja dada velhice tranquila e sem grandezas. Da moderação, vale nome mais que tudo. Dela usar é bem melhor para os mortais; aos homens de nada serve passar tal medida. Maior a pena da desgraça que sofrem, quando em fúria o demônio anda em casa.
(Eurípedes)
Quanto ao gênero textual, Medeia de Eurípedes é um texto dramático. Como provoca, no público, a catarse (forma de purificação e/ou purgação dos sentimentos), Medeia preenche os requisitos de um(a)
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulado pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia.
Disponível em: http://www.cultura.brasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado).
No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:
- Matemática | 10. Estatística
O presidente de um time de futebol contratou, para a temporada de 2016, um atacante e um meio-campista. Para isso, ele recebeu do departamento de futebol dois quadros.
O primeiro quadro contém o número de gols marcados por três candidatos a atacantes, nas três temporadas anteriores.
O segundo quadro contém o número de assistências que resultaram em gol, feitas por dois candidatos a meios-campistas, nas três temporadas anteriores.
Após fazer uma análise das médias de gols de cada atacante e das médias de assistências de cada meio-campista nas últimas três temporadas, o presidente contratou o atacante e o meio-campista com maior média de gols e assistências, respectivamente, nessas três temporadas.
O atacante e o meio-campista escolhidos por esse presidente foram, respectivamente,