Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado, tornam-se, pois, desde o começo, uma simples propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos senhores de escravos, e também da ausência de direitos em que costumam viver esses colonos na província de São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de que são tratados como simples mercadorias ou como escravos.
(Thomas Davatz. Memórias de um colono no Brasil (1850), 1941.)
O texto aponta problemas enfrentados por imigrantes europeus que vieram ao Brasil para
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Uece) As plantas são organismos cobertos por um tecido superficial denominado epiderme vegetal. Esse tecido pode ser formado por uma ou mais camadas de células e possui estruturas especializadas nas trocas gasosas e na prevenção da perda de água nesses organismos que, de acordo com as alternativas abaixo, compreendem respectivamente:
- Geografia | 6.5 Indústria
(FUVEST 2008 1ª FASE) Desempenho Industrial Estadual – Taxas anuais reais de crescimento.
Com o auxílio do gráfico e considerando seus conhecimentos, é possível afirmar que, no período representado,
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(FUVEST 2016 1° FASE) Assim como o camponês, o mercador está a princípio submetido, na sua atividade profissional, ao tempo meteorológico, ao ciclo das estações, à imprevisibilidade das intempéries e dos cataclismos naturais. Como, durante muito tempo, não houve nesse domínio senão necessidade de submissão à ordem da natureza e de Deus, o mercador só teve como meio de ação as preces e as práticas supersticiosas. Mas, quando se organiza uma rede comercial, o tempo se torna objeto de medida. A duração de uma viagem por mar ou por terra, ou de um lugar para outro, o problema dos preços que, no curso de uma mesma operação comercial, mais ainda quando o circuito se complica, sobem ou descem – tudo isso se impõe cada vez mais à sua atenção. Mudança também importante: o mercador descobre o preço do tempo no mesmo momento em que ele explora o espaço, pois para ele a duração essencial é aquela de um trajeto.
Jacques Le Goff. Para uma outra Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2013. Adaptado.
O texto associa a mudança da percepção do tempo pelos mercadores medievais ao
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Tem comprador de papel velho...
Tilim, tilim...
Tilim, tilim...
Tocando o sininho
Por toda a cidade
Roda, roda a carrocinha.
Comprando notícias velhas,
Coisas vistas e revistas.
Caixas vazias de todas as formas:
redondas, quadradas, compridas,
que já embalaram brinquedos,
sapatos, bombons e camisas.
XAVIER, Marcelo. Tem de tudo nesta rua... São Paulo: Formato Editorial, 2010.
Quais os tipos de caixas são citados no poema?
Faça uma ilustração dos tipos de caixas que você identificou no poema.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Sonu, o menino indiano
Namasté!! Meu nome é Sonu. Eu moro na Índia, um país que fica na Ásia. Minha cidade se chama Nova Déhi. Ela é a capital da Índia. Quem nasce na Índia é indiano.
A bandeira da Índia tem três listras horizontais de cores laranja, branca e verde. No meio da listra branca existe uma mandala que simboliza a determinação do povo.
O Taj Mahal é o monumento mais famoso da Índia. Ele é feito todo de mármore branco e pedras preciosas.
A maioria dos indianos é da religião Hinduísta, por isso são chamados de hindus. Eu e minha família somos hindus. Na Índia a religião é muito importante na vida das pessoas.
O meu dia é como o de muitas crianças de outros países. Eu vou a escola, estudo, brinco com os meus amigos e fico com a minha família.
Todas as manhas eu vou pra escola e encontro os meus amigos. Eu almoço na escola e só volto no fim da tarde. Por isso adoro a hora de brincar com meus amigos.
A maioria dos indianos é vegetariana ou não como carne de vaca. Eu gosto de comer arroz, peixe e lassi que é um iogurte. Depois tem os doces do mercado feitos de coco e castanha... hummm são muito bons.
O triciclo é um dos meios de transporte da índia. Muitas pessoas andam de triciclo levando suas coisas. Mas o trânsito está cheio de ônibus e carros também.
Alguns animais são muito importantes para a cultura da Índia. Eles geralmente estão ligados aos deuses hindus e são sagrados. O elefante ligado ao Deus Ganesha, Hanuman é o Deus macaco que os indianos acreditam que ele tem muita energia e sabedoria, a vaca é um animal sagrado porque elas dão o leite que é utilizado para fazer muitos alimentos.
Os encantadores de serpentes da Índia são famosos no mundo todo. Eles têm um segredo para fazer a cobra sair do cesto. Você consegue adivinhar qual é? Para atrair a cobra que está no cesto, o encantador usa uma flauta que tem dentro dela um pouco de urina de rato. Quando ele abre o cesto e sopra a flauta, a cobra sente o cheiro do rato e levanta do cesto.
a) O texto conta o modo de viver de Sonu, um menino que mora na Índia. Existe alguma semelhança entre a vida de Sonu e a sua? Explique.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Cite um aspecto que é bem diferente entre você e Sonu.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
c) Escreva um aspecto cultural da Índia que você achou interessante.