A charge ironiza uma das variáveis que compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano proposto pela Organização das Nações Unidas, a saber,
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( ENEM 2009 CANCELADA ) Cinco equipes A, B, C, D e E disputaram uma prova de gincana na qual as pontuações recebidas podiam ser 0, 1, 2 ou 3. A média das cinco equipes foi de 2 pontos.
As notas das equipes foram colocadas no gráfico a seguir, entretanto, esqueceram de representar as notas da equipe D e da equipe E.
Mesmo sem aparecer as notas das equipes D e E, pode-se concluir que os valores da moda e da mediana são, respectivamente,
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma indústria fabrica um único tipo de produto e sempre vende tudo o que produz. O custo total para fabricar uma quantidade q de produtos é dado por uma função, simbolizada por CT, enquanto o faturamento que a empresa obtém com a venda da quantidade q também é uma função, simbolizada porFT. O lucro total (LT) obtido pela venda da quantidade q de produtos é dado pela expressão LT(q) = FT(q) – CT(q).
Considerando-se as funções FT(q) = 5q e CT(q) = 2q + 12 como faturamento e custo, qual a quantidade mínima de produtos que a indústria terá de fabricar para não ter prejuízo?
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Os flavorizantes são substâncias que, quando adicionadas em pequenas quantidades nos alimentos, dão a ele características associadas ao paladar e ao cheiro que nos remetem a algumas frutas e hortaliças encontradas na natureza. A tabela a seguir apresenta alguns desses flavorizantes, representadas por suas fórmulas estruturais e seus respectivos aromas.
Considerando a função orgânica das estruturas apresentadas na tabela, um composto que também pode ser utilizado como flavorizante é o(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Veja as imagens a seguir, que retratam a escravidão nos EUA. Depois, descreva a situação dos negros no período do Segundo Reinado no Brasil.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Dados da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (ANTU) mostram que o número de passageiros transportados mensalmente nas principais regiões metropolitanas do país vem caindo sistematicamente. Eram 476,7 milhões de passageiros em 1995, e esse número caiu para 321,9 milhões em abril de 2001. Nesse período, o tamanho da frota de veículos mudou pouco, tendo no final de 2008 praticamente o mesmo tamanho que tinha em 2001.
O gráfico a seguir mostra um índice de produtividade utilizado pelas empresas do setor, que é a razão entre o total de passageiros transportados por dia e o tamanho da frota de veículos.
Supondo que as frotas totais de veículos naquelas regiões metropolitanas em abril de 2001 e em outubro de 2008 eram do mesmo tamanho, os dados do gráfico permitem inferir que o total de passageiros transportados no mês de outubro de 2008 foi aproximadamente igual a: