Observe a seguinte ilustração:
analisando-se todos os elementos contidos na imagem e considerando-se os conceitos de níveis de organização em biologia, a figura representa:
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uema) Gilberto Cotrim (2006. p. 212), ao tratar da pós-modernidade, comenta as ideias de Michel Foucault, nas quais “[...] as sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder que se desenvolveu a partir do século XVIII. Nessa nova organização, o poder não se concentra apenas no setor político e nas suas formas de repressão, pois está disseminado pelos vários âmbitos da vida social [...] [e] o poder fragmentou-se em micropoderes e tornou-se muito mais eficaz. Assim, em vez de se deter apenas no macropoder concentrado no Estado, [os] micropoderes se espalham pelas mais diversas instituições da vida social. Isto é, os poderes exercidos por uma rede imensa de pessoas, por exemplo: os pais, os porteiros, os enfermeiros, os professores, as secretarias, os guardas, os fiscais etc.”
Fonte: COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006. (adaptado)
Pelo exposto por Gilberto Cotrim sobre as ideias de Foucault, a principal função dos micropoderes no corpo social é interiorizar e fazer cumprir
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
As causas responsáveis pela ocorrência das estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) sobre a superfície terrestre são:
- Geografia | 2. Cartografia
Analise o mapa.
Considerando a economia mundial, as áreas demarcadas no mapa pelo número
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Em um cinema, os filmes em cartaz são expostos com a duração em minutos, como mostra a tabela a seguir.
Nome do Filme
Tipo
Gênero
Sessão das:
Duração
Filme A
3D
Ficção científica
19:40
100 min
Filme B
-
Faroeste
19:20
140 min
Filme C
3D
Ação
19:55
128 min
Filme D
-
Musical
19:00
114 min
Filme E
3D
Terror
19:50
135 min
Uma pessoa tem o compromisso de buscar um familiar no aeroporto às 23h 50min e planeja assistir ao filme que acabará mais tarde para passar o tempo.
O filme escolhido por essa pessoa para assistir foi o filme
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UEFS) Não faz sentido falar sobre “populações” de brasileiros brancos ou de brasileiros negros por causa da pobre correlação entre cor e ancestralidade. Também não faz sentido falar em afrodescendentes, eurodescendentes ou ameríndio-descendentes, porque a maioria dos brasileiros tem simultaneamente uma proporção significativa de ancestralidade africana e europeia e ameríndia. A única maneira possível de conceitualizar cada brasileiro é no âmbito de sua individualidade, como um ser humano único em seu genoma singular genealogicamente mosaico e em sua história de vida. (DANILO PENA, 2007, p. 65-6).
Em relação ao que foi exposto no texto e considerando-se os padrões genéticos de miscigenação presentes na população brasileira, é correto afirmar que: