Em “Embarcaremos amanhã, então, vimos dizer-lhe adeus, hoje.”, a alternativa que classifica corretamente a conjugação modo-temporal do verbo destacado no fragmento é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
“A Segunda Guerra Mundial consistiu, portanto, um acontecimento decisivo, o catalisador de uma radical transformação. A África que emergiu do conflito era bem diferente da miragem de tranquilidade que lá viram seus colonizadores. Deste ponto de vista, a década de 1935 -1945 corresponde não ao apogeu do colonialismo, mas ao começo da sua decadência.”
BOAHEN, Albert Adu (ed.). História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 – 2.ed. rev. Brasília : UNESCO, 2010.
Apresente três fatores que, além da Segunda Guerra Mundial, contribuíram para a descolonização da África.
- História | 2.1 Primeiro Reinado
[1] É somente nos meados do século XIX, com
Varnhagen, que a língua do Brasil assume contornos de
problema de interesse nacional e, concomitantemente, passa a
[4] constituir objeto de cogitação, para registro de uma realidade
já consistente e documentável. Varnhagen afirma a unidade de
língua nos dois domínios — o que, a seu ver, justificava o
[7] estudo dos clássicos e a impossibilidade de separação das duas
literaturas —, mas ressalta, todavia, a diversificação da língua
falada, notadamente na prosódia e no léxico, o que atribui ao
[10] acastelhanamento do português na América. A caracterização
da língua do Brasil como um português diferenciado —
esboçada em Varnhagen — representa, entre outros aspectos,
[13] uma das posições que delimitarão os debates em torno da
língua até o final do século XIX.
Edith Pimentel Pinto (Org.). O português do Brasil – textos críticos e teóricos – 1820-1920: fontes para a teoria e a história. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1978, p. XVI-XIX (com adaptações).
Acerca do texto acima e dos temas por ele suscitados, julgue o item a seguir.
Fortemente assinalado pela difusão do ideal nacionalista no mundo ocidental, o século XIX assistiu, no Brasil, nas décadas que se seguiram à Independência, ao processo de constituição e consolidação do Estado nacional, paralelamente ao esforço para assegurar a integridade territorial e forjar uma identidade nacional brasileira, que teria na língua portuguesa um de seus pilares.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
Outra característica partilhada por esses países é o surgimento de uma nova escravidão. Enquanto o capitalismo se legitima como o sistema econômico que sugere e promove a liberdade individual (como uma condição do mercado cambial), ele gerou por conta própria a escravidão, como parte de sua dinâmica: embora a escravidão estivesse quase extinta no final da Idade Média, explodiu cedo na modernidade e durou até a Guerra Civil Americana. E hoje, numa nova época do capitalismo global, pode-se arriscar a hipótese de que uma nova era da escravidão também está surgindo. Embora não exista um estatuto jurídico legal para escravizar as pessoas de forma direta, a escravidão adquire uma multiplicidade de novas formas: na península da Arábia (Emirados, Qatar, etc.), milhões de trabalhadores imigrantes são de fato privados de direitos civis elementares e liberdades; o controle total sobre milhões de trabalhadores em fábricas asiáticas, muitas vezes organizados diretamente como campos de concentração; o uso massivo de trabalho forçado na exploração de recursos naturais em muitos estados africanos centrais (Congo etc.). Mas nós não temos que olhar tão longe. Em 01 de dezembro de 2013, pelo menos sete pessoas morreram quando uma fábrica de roupas de propriedade chinesa em uma zona industrial na cidade italiana de Prato, a 19 km do centro de Florença, incendiou, matando trabalhadores presos em um dormitório de papelão improvisado, construído no local. O acidente ocorreu em Macrolotto, distrito industrial da cidade conhecido por suas fábricas de vestuário. Milhares de imigrantes chineses estariam vivendo ilegalmente na cidade, trabalhando até 16 horas por dia para uma rede de oficinas atacadista que confeccionava roupa barata.
Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2015/09/18/zizek-nao-podemos-abordar-a-crise-dos-refugiados-sem-enfrentar-o-capitalismo-global-os-refugiados-nao-chegarao-a-noruega-tao-pouco-a-noruega-que-eles-procuram-existe/>. Acesso em: 16 jun. 2016.
a) Identifique quais são as contradições identificadas pelo autor que caracterizam o modelo capitalista global consolidado no mundo pós-guerra fria.
b) Explique o que seria a chamada “nova escravidão” identificada pelo autor.
- Geografia | 7. Geopolítica
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul foram delimitadas após a 2.ª Guerra Mundial, quando soviéticos e americanos dividiram a península da Coreia no paralelo 38°N. Durante o período da Guerra Fria a reunificação se tornou inviável, surgindo em 1948 as duas Coreias. Nos últimos 56 anos, as duas Coreias se mantiveram em estado de guerra. A tensão nesta área se torna crítica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norte ter realizado testes nucleares.
(Cláudia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Norte deixa armistício e ameaça Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.)
Ao fazer uma retrospectiva deste período histórico é possível afirmar que:
- Geografia - Fundamental | 02. Localizando-se No Espaço
Observe a imagem que mostra os alunos em uma sala de aula.
O lugar no qual o aluno Charlie está assentado em sala de aula é