(FGV) Sobre a conquista holandesa do Nordeste brasileiro, no período colonial, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.08 Manifesto
Texto base: ABAIXO-ASSINADO – PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR
Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado – RS Nós, abaixo assinados, eleitores do Município de Lajeado/RS, no uso de nossas atribuições como cidadãos, subscrevemos o presente projeto de lei de iniciativa popular, conforme texto anexo, que reduz os salários auferidos pelos vereadores e os equipara aos vencimentos dos professores da rede municipal com carga horária de 20 (vinte) horas semanais. [...] Disponível em: <http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR84614> . Acesso em: 10 jun. 2016. (Fragmento)
Enunciado:
O fragmento anterior é um exemplo de abaixo-assinado. Trata-se de uma modalidade comunicativa considerada documento que permite ao grupo emissor
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: www.flickr.com. Acesso em: 19 nov. 2012.
Com base na observação dos aspectos verbo-visuais que constituem este anúncio, entende-se que ele busca:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
A tirinha pode ilustrar a transmissão de
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia alguns anúncios de filhotes publicados em um jornal e responda.
O dono dos filhotes de Cocker vendeu 1 filhote pelo preço anunciado. O segundo filhote foi vendido pela metade do preço. Quanto ele recebeu pela venda dos 2 filhotes?
- Biologia | 14. Biotecnologia
Em 2012, um grupo de cientistas, inspirando-se em um mecanismo de defesa usado por bactérias, desenvolveu uma técnica de edição genética conhecida como CRISPR-Cas 9. Por meio dela, é possível corrigir, substituir ou inativar genes. Com isso, ampliou-se consideravelmente a possibilidade de prevenção de diversas doenças hereditárias. Em linhas gerais, a edição de genomas permite desenvolver culturas agrícolas resistentes a pragas, corrigir genes defeituosos em animais e reescrever genomas inteiros de microrganismos. Ao mesmo tempo, surgiram muitos questionamentos e debates quanto aos limites éticos do uso dessa técnica. Quanto às aplicações não terapêuticas, há o temor de que sejam realizadas modificações genéticas em seres humanos por motivos puramente estéticos, como a cor dos olhos, cabelos etc., características capazes de gerar distorções sociais e reduzir a diversidade.
De acordo com o texto e dentro dos limites éticos, o grande avanço no uso dessa técnica em seres humanos consiste em permitir o(a)