Sobre o tratamento dispensado aos índios no período colonial, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
A ilustração abaixo mostra um efeito decorrente da emissão de gases poluentes, devido ao avanço do crescimento mundial em relação à qualidade do meio ambiente.
Esse efeito está diretamente ligado ao ciclo do
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UECE) “(...) é junto ao papado que os reinos ibéricos buscam autoridade para dirimir as disputas pela partilha dos mundos a descobrir; e, a partir daí, a legitimação da conquista pela catequese (...)
”NOVAIS, Fernando A. In SOUZA, Laura de Mello. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
A partir do excerto acima, considere as seguintes afirmações:
I. A cristianização interligou-se às necessidades do desenvolvimento mercantil e aos interesses políticos, assumindo uma importância decisiva no projeto português para o novo mundo.
II. A religião forneceu a base ideológica da conquista e da colonização brasileira; além disso, a catequese possibilitou algumas atrocidades cometidas em nome da fé.
III. A colonização foi motivada por questões materiais e políticas, e o discurso universalista da Igreja, de conversão dos povos, pouco contribuiu para o projeto da colonização.
Está correto o que se afirma somente em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Jergas Juveniles
Los jóvenes no hablan ni escriben igual que los adultos. Eso puede apreciarse, sin ir más lejos, en los comentarios que muchos lectores publican en Poemas del Alma. Las jergas juveniles son variedades lingüísticas que se basan en la diferencia de edad, ya que ciertos términos son utilizados de forma casi exclusiva por los adolescentes o jóvenes.
Estas jergas, que varían de acuerdo a cada país o región, permiten identificar a los individuos que las utilizan como miembros de un cierto grupo, al expresarse con sus propios códigos y expresiones. Las jergas juveniles, por lo tanto, buscan la diferenciación, al igual que otros códigos o signos externos (como la vestimenta o el peinado). En definitiva, la jerga juvenil incluye al adolescente en un grupo (aquellos que comparten sus expresiones) y lo diferencia de otro.
Entre las principales características de una jerga juvenil, aparece la rapidez con que las expresiones quedan desactualizadas y son reemplazadas por otras nuevas. Por eso, la jerga juvenil de la actualidad no se parece en nada a la jerga que utilizaban los jóvenes de hace veinte años, por ejemplo.
Claro que hay ciertos vocablos o expresiones de las jergas juveniles (o de cualquier tipo de jerga) que se mantienen en el tiempo y hasta pasan a formar parte del léxico común.
Entre los distintos mecanismos que siguen las jergas juveniles para incorporar términos a su espectro, puede mencionarse a la creación de nuevos vocablos a partir de la modificación de otros ya existentes. Este proceso puede realizarse por acortamiento ( “profe” en lugar de “profesor”, “cole” en lugar de “colegio”), por ampliación o por distorsión. Otra manera de crear palabras es la adopción de anglicismos (“baby”, “hit”, “power”) o la dotación de nuevos sentidos a palabras que ya existen (por ejemplo, en Argentina se dice “es un caño” para referirse a algo que es bueno: “Ese auto es un caño”).
Las jergas juveniles también suelen incluir términos procedentes de las jergas de grupos marginales y la utilización de expresiones vagas ( “es como muy…”, “tipo nada”).
Disponible en: http://www.poemas-del-alma.com/blog/taller/las-jergas-juveniles. Acceso el 10 de agosto de 2001.
De acuerdo al texto las jergas juveniles son:
- Matemática - Fundamental | 2.2 Adição e Subtração com Números Inteiros
No último inverno, Laura fez uma viagem para o deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile e conhecido, popularmente, pela grande variação de temperatura. No primeiro dia da viagem, os termômetros marcavam as seguintes temperaturas:
Quantos números inteiros existem da temperatura máxima marcada no termômetro até a temperatura mínima registrada no primeiro dia da viagem?
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
Leia o texto a seguir.
A força da gravidade ou gravitacional é a força que faz com que nossos corpos e todos os objetos fiquem no solo, sem flutuar. A descoberta e o estudo da força gravitacional foram feitos por Isaac Newton, cientista inglês que, ao observar por algum tempo as maçãs de uma macieira caindo no chão, começou pensar que talvez houvesse a mesma explicação tanto para o fato de a maçã cair da árvore sempre na mesma trajetória, como para o fato de a Lua girar em torno da Terra sem cair sobre ela. E sua suspeita estava correta!
A força gravitacional age sobre os corpos, conferindo-lhes o peso, portanto, sem a gravidade, os corpos não teriam peso. Os corpos celestes estão sujeitos à força da gravidade porque as massas se atraem. Isso explica o fato de os planetas do sistema solar, os asteroides e as estrelas girarem ao redor do Sol: sua força de atração é imensa!
A explicação é a mesma para o fato de a Lua girar ao redor da Terra sem ficar “perdida no espaço”.
Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/gravidade.html>. Acesso em: 23 out. 2014.
A) De acordo com o texto, o que é a força gravitacional?
B) Se a força da gravidade deixasse de existir, o que aconteceria ao Sistema Solar?