(UPE) A primeira metade do século XVII em Pernambuco foi marcada pela invasão holandesa à capitania. A presença holandesa em Pernambuco durou 24 anos, de 1630 a 1654. A invasão foi motivada por vários fatores, dos quais podemos destacar:
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UNIT) Uma bola com massa de 400,0g, que se encontra em repouso sobre o gramado de um campo de futebol, depois de chutada atinge velocidade de 90,0 km/h. Admitindo-se que o chute tem duração de 2,0.10-2s, a força média aplicada pelo jogador na bola, em newtons, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
A questão racial parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde há muito tempo. Modifica-se ao acaso das situações, das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais, mas reitera-se continuamente, modificada, mas persistente. Esse é o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questão racial revela, de forma particularmente evidente, nuançada e estridente, como funciona a fábrica da sociedade, compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperação e hierarquização, dominação e alienação.
Octavio Ianni. Dialética das relações sociais. Estudos avançados, n. 50, 2004.
(FUVEST 2011 1ª FASE) As palavras do texto cujos prefixos traduzem, respectivamente, ideia de anterioridade e contiguidade são
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(IFSP) Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.
Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
(Unimontes) Após a Segunda Guerra Mundial, além de se formarem os grandes blocos, diversos países se reuniram em organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de diversos tipos.
Fonte: TERRA, L. e COELHO, M. de A. Geografia Geral e Geografia do Brasil: O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005.
Considerando a integração econômica que ocorre no interior dos blocos regionais, relacione as colunas.
1 - Mercado comum
2 - Zona de livre comércio
3 - União aduaneira
( ) Circulação de bens com taxas alfandegárias reduzidas ou eliminadas.
( ) Padronização de tarifas para diversos itens relacionadas ao comércio com países que não pertencem ao bloco.
( ) Livre circulação comercial e financeira de pessoas, bens e serviços.
Assinale a sequência correta.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base:
Enunciado:
As medidas tiradas pelas duas crianças são diferentes porque