Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.
A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Texto base:
A professora do 8° Ano do Ensino Fundamental II pediu a quatro de seus alunos um exemplo de um número decimal exato. Analise, a seguir, os exemplos fornecidos por seus alunos: Aluno I - Aluno II - Aluno III - Aluno IV -
Enunciado:
Marque a alternativa que contém a identificação do aluno que apresentou o número correto de acordo com a proposta da professora.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou um aumento significativo no número de obesos no Brasil. Esse aumento está relacionado principalmente com o sedentarismo e a mudança de hábitos alimentares dos brasileiros. A pesquisa divulgada em 2013 aponta que 17% da população está obesa. Esse número era de 11% em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério da Saúde.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2013/08/obesidade-atinge-mais-da-metade-dapopulacao- brasileira-aponta-estudo. Acesso em: 10 set. 2014.
Suponha que o percentual de obesos no Brasil pode ser expresso por uma função afim do tempo t em anos, com t = 0 correspondente a 2006, t = 1 correspondente a 2007 e assim por diante. A expressão que relaciona o percentual de obesos Y e o tempo t, no período de 2006 a 2013, é
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(ENEM 2017 LIBRAS) Hospitais de diferentes regiões do país registram casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenamase (KPC), que apresenta resistência à maioria dos medicamentos. Acredita-se que o uso inadequado de antibióticos tenha levado à seleção dessas formas mais resistentes.
De acordo com as teorias darwinistas e neodarwinistas, o surgimento dessa superbactéria ocorreu por:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.
As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia com atenção a letra desta canção e, depois, siga as instruções da proposta de produção de texto.
História de uma gata
Me alimentaram
Me acariciaram
Me aliciaram
Me acostumaram
O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé de gato
Me diziam, todo momento
Fique em casa, não tome vento
Mas é duro ficar na sua
Quando à luz da lua
Tantos gatos pela rua
Toda a noite vão cantando assim
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás
De manhã eu voltei pra casa
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem almofada
Por causa da cantoria
Mas agora o meu dia a dia
É no meio da gataria
Pela rua virando lata
Eu sou mais eu, mais gata
Numa louca serenata
Que de noite sai cantando assim
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás
Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás
Composição: Bardotti / Chico Buarque / Enriquez
Essa é uma canção escrita por Chico Buarque, narrada em 1ª pessoa, que conta a vida de uma gata (como o próprio título nos informa).
Reescreva essa história em prosa, alterando o foco narrativo. A história da gata deve ser narrada em 3ª pessoa, sob o ponto de vista onisciente.
Antes de começar a escrever, releia a letra da canção e observe:
• a vida da gata antes, durante e depois de se afastar de casa.
• ao narrar a história, conte também as ações e reações do dono da gata diante de sua “fuga”.
Ao produzir o rascunho, atenção:
• ao alterar o foco narrativo, podem-se narrar outros/novos fatos, relativos a todos os personagens;
• a sequência de fatos pode ser alterada de acordo com quem reconta a história.
Ao término da primeira versão do texto, atribua-lhe um novo título. E faça a revisão antes de passar o texto a limpo.